A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), participou do Curso de Fraudes Metrológicas em Bombas Medidoras de Combustíveis, promovido pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I).
O técnico em Instrumentos da pasta, Caio Miranda, participou do treinamento que aconteceu de 29 a 31/10/2024 na sede do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP).
O curso teve como objetivo aprimorar a fiscalização em bombas de combustível e detectar possíveis fraudes.
Além da aula teórica, os participantes do curso realizaram uma visita aos laboratórios do IPEM-SP, para conhecer de perto as práticas e tecnologias empregadas na detecção de fraudes.
Além disso, saíram a campo e encontraram uma fraude em um posto de gasolina, onde a placa das bombas era totalmente falsa.
Para o presidente da AEM, Jerônimo Júnior, a capacitação foi de extrema importância.
“Nossa equipe técnica pode aprimorar conhecimento em prevenção e detecção de fraudes em bombas medidoras de combustível, assegurando a credibilidade nas relações de consumo“, informa o gestor da pasta.
Para o técnico metrológico Caio Miranda, o curso foi uma oportunidade de” aprender mais sobre medidas de segurança para evitar e identificar essas práticas irregulares. Como técnico da área de Instrumentos, é uma oportunidade de ampliar conhecimentos e melhorar ainda mais a minha atuação profissional“, reforça Caio.