O cantor Lucas Lucco tem comentado em suas redes sociais sobre os desacordos que teve com uma rede de academias, empresa da qual teria sido sócio e investidor desde o início de sua expansão.
À CNN, o artista narrou sua trajetória no empreendimento, que aconteceu de 2021 a 2024 — quando teria encerrado o segundo contrato com a companhia. De acordo com Lucco, o caso fez com que ele entrasse em depressão, tivesse que cancelar shows e, posteriormente, anunciar uma pausa em sua carreira musical.
O dono dos hits “Mozão” e “Vai Vendo” narrou que, em 2021, conheceu os fundadores da rede de academia Skyfit — Bruno Berardo e Everton Carvalho — por meio de um amigo em comum. Com a conexão, ele foi convidado para participar das ações de marketing e comunicação, se tornando “a cara” da empresa.
“Minha imagem sempre foi muito atrelada ao fitness e ao saudável e sempre pensei que, se fosse investir em outro setor que não fosse a música, ia ser no fitness, que é exatamente o que eu estou fazendo hoje em dia”, disse à CNN.
Lucco disse que, na época, estava estudando o conceito de Media For Equity, que é quando uma pessoa ou instituição relevante na mídia investe em startups ou empresas emergentes em troca de participação nas ações.
O cantor fez uma publicação em seu Instagram nesta segunda-feira (28) em que explicou que sua “proposta era simples. Meu investimento para expandir o negócio para o Brasil inteiro seria a minha imagem, a minha energia, credibilidade, networking e expertise e, em troca, uma porcentagem da marca seria minha”.
De acordo com ele, na época em que fechou o primeiro contrato, só havia duas unidades da Skyfit, no interior de São Paulo. Hoje, segundo o site da rede, já existem mais de 400 franquias no Brasil.
“Na hora de assinarmos esse contrato, eles falaram para mim: ‘Lucas, a gente precisava começar esse relacionamento como se fosse um namoro para depois nós nos casarmos. Eu entendo que você quer e merece a parte da empresa, mas a gente quer entender primeiro essa forma de trabalhar, ver se vai dar resultado e ver se sua imagem realmente vai vender franquia […] vai que você se envolve em uma polêmica e isso afeta a marca’”, contou o cantor à CNN.
Personagem dos anúncios
Lucco narrou que fazia o trabalho de marketing e comunicação da empresa sozinho, porque não existia uma estrutura de cargos definida internamente nem uma agência para os representar.
“Era nós, um sonho e as duas academia”, contou.
Segundo ele, seu papel era fazer os roteiros dos vídeos e os textos das publicações nas redes sociais em que era o personagem — o que atrelou sua imagem diretamente às academias.
“Dei minha vida acreditando que aquele esforço todo valeria à pena no final. Não preciso escrever aqui o quanto eu fiz porque todo mundo sabe. Todo mundo acompanhou o crescimento rápido e consistente acontecer através dos anúncios e publicidade que eu criei”, escreveu em seu Instagram.
Uma segunda proposta
O artista narrou que, com a aproximação do fim do contrato inicial de dois anos com a empresa, os sócios Bruno Berardo e Everton Carvalho pararam de responder suas mensagens e seus pedidos para fazer reuniões.
Ele comenta que as únicas respostas que recebia eram com justificativas de que os dois estavam atarefados e não conseguiam o atender.
“Ficaram vários meses assim, enrolando. O contrato terminou, continuaram me enrolando e eu parei de entregar as coisas, parei de gravar vídeo. Aí vieram com uma [segunda] proposta”, contou à CNN.
De acordo com Lucco, o acordo consistia em uma renovação do uso de imagem para a empresa fazer uma transição gradual para outros personagens que representassem a rede de academias.
“Mas isso durou menos de um mês. Conforme foram passando uns dias, fui sentindo. Eu mandava mensagem para eles chorando e estavam nem aí”, disse o cantor.
Saúde mental
Lucas Lucco falou que todo o caso com o empreendimento causou consequências para sua saúde mental. Ele contou à CNN que ficou “quase três meses na cama”.
“Não conseguia fazer nada, nem treinar. Foi a pior depressão que eu tive de todas da minha vida, foi a pior de todas. Foi quando eu desacreditei de tudo, queria largar tudo, mesmo tendo outras empresas, outras fontes de fontes de renda, eu não acreditava que aquilo estava acontecendo.”
Em fevereiro deste ano, o cantor falou em suas redes sociais sobre sua convivência com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).
De acordo com ele, esse foi o motivo da pausa na carreira que precisou no final de 2023 e dos cancelamentos de shows que fez ao longo do ano.
“Tive que soltar nota duas vezes para justificar o adiamento e cancelamento de alguns shows, remanejando e lutando com a agenda por conta de vários e vários compromissos que as empresas que têm hoje me demandam”, escreveu em seu Instagram no início de dezembro de 2023.
“Academia do Lucas Lucco”
O cantor comentou que ainda recebe muitas mensagens em suas redes sociais, tanto de usuários que encontram falhas em academias da marca, quanto de franqueados que adquiriram unidades levando em conta que ele era um dos sócios do negócio.
“Não existe mais um jeito de descolar a imagem do Lucas Lucco da rede de academias porque meu intuito e do direcionamento de marketing era exatamente esse, a intenção era colar a imagem nessa rede de uma forma muito concisa, muito sólida. As academias não são conhecidas pelo nome, são conhecidas por ‘academia do Lucas Lucco’, é assim que as pessoas sabem que uma unidade está chegando na cidade”, disse à CNN.
Em seu Instagram, o artista escreveu uma mensagem direcionada aos compradores de unidades do empreendimento: “Disseram para vocês que fiquei sem tempo, que estava apertado com muito trabalho para conseguir cumprir com minhas responsabilidades. Tudo mentira. Eles quiseram aproveitar ao máximo esse meu silêncio para vender franquias como se eu ainda estivesse no negócio”.
A CNN procurou os representantes da rede de academias que, em nota, comentaram que o cantor era contratado como um garoto-propaganda da empresa.
“A rede de academias Sky Fit esclarece que o cantor Lucas Lucco não é e nem nunca foi sócio da empresa. O contrato firmado em 2021 expressava claramente que o acordo envolveria apenas a contratação de serviços para a promoção, comercialização e utilização da marca. Desta forma, o artista apenas tinha o papel de ceder a imagem para a veiculação das ações de divulgação, como é comum ocorrer com outros artistas no mercado publicitário. Em 2024, o músico celebrou um distrato formal com a Sky Fit, recebendo integralmente os valores devidos e dando quitação plena quanto ao encerramento do contrato.”