segunda-feira, 18 de agosto de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Ainda precisa tomar a vacina da Covid a cada 6 meses? Entenda como está a vacinação

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana que 1,2 milhão de doses serão entregues na rede pública e destinadas aos grupos prioritários

CNN por CNN
24/10/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Saúde amplia vacinação contra HPV para quem usa PrEP

Existem, atualmente, dois tipos de vacina contra herpes-zóster: a atenuada e a recombinada inativa • Luis Alvarez/GettyImages

CompartilharCompartilhar

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana que 1,2 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues na rede pública de saúde e destinadas aos grupos prioritários. Dados recentes do painel de vacinação, indicam que 8 em 10 pessoas não tomaram todas as doses de reforço.

Os grupos prioritários incluem:

ARTIGOSRELACIONADOS

Mounjaro, medicamento para diabetes, chega ao Brasil em junho deste ano

Adolescentes podem fazer tratamento com canetas emagrecedoras? Entenda

16/08/2025
Álcool impacta mais a tomada de decisões em homens do que em mulheres

O que é Alcoólicos Anônimos, procurado por Heleninha em “Vale Tudo”

16/08/2025
  • Pessoas de 60 anos ou mais;
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores;
  • Pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos de idade;
  • Indígenas (a partir de 5 anos de idade);
  • Ribeirinhos (a partir de 5 anos de idade);
  • Quilombolas (a partir de 5 anos de idade);
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com deficiência permanente (a partir de 5 anos de idade);
  • Pessoas com comorbidades (a partir de 5 anos de idade);
  • Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos);
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
  • Pessoas em situação de rua.

Essas fatias da populações têm indicação de dose anual, ou a cada seis meses.

Quem precisa se vacinar?

O Ministério da Saúde recomenda para 2024 que pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina se apresentem para receber duas doses , com espaço de 4 semanas entre as doses. Grupos prioritários devem esperar 6 meses entre as doses.

Entre os grupos prioritários, as pessoas imunocomprometidas que nunca foram vacinadas, deverão receber três doses da vacina COVID-19, com intervalo de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose, e 8 semanas entre a segunda e terceira dose (esquema primário do imunocomprometido).

A pasta indica, para esse público, uma dose reforço de vacina bivalente ou com a vacina mais atualizada disponível,  que deve ser aplicada após 6 meses da última dose deste esquema.

Para aqueles do grupo prioritário que já se vacinaram antes de janeiro de 2024, a recomendação é que recebam pelo menos mais uma dose do imunizante. Para quem recebeu duas doses, antes de 2024, devem tomar o 3º reforço da vacina.

Os imunizantes da vacina monovalente são distribuídas aos grupos prioritários de crianças até 12 anos. A vacina bivalente é aplicada a grupos prioritários a partir de 12 anos.

Quem não integra o grupo prioritário

O Ministério da Saúde adverte que pessoas de 5 anos de idade ou mais, que não pertencem aos grupos prioritários e já possuem esquema primário (duas doses), não precisam receber a dose de reforço.

Isso acontece porque, nesse momento, não há a indicação de novas doses.

Com base na recomendação da OMS e orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a estratégia de vacinação contra a Covid-19 em 2024 é o recebimento de dose de reforço para grupos em maior risco de agravamento pela doença.

Em caso de viagem, devem ser verificadas as exigências do país de destino. Caso o país exija esquema vacinal, e pessoas sem nenhuma dose, poderá receber o esquema de até duas doses.

O Ministério informa que estados e municípios tem autonomia para avaliar as situações individualmente com intuito de encontrarem o melhor esquema vacinal, de acordo com a disponibilidade do imunizante e exigências dos países de destino, que garanta proteção e segurança da população.

Ministério promete distribuir 1,2 milhão de vacinas contra Covid para regularizar estoques

Dados do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda-feira (20) apontam que quase 80% da população não completou o esquema de vacinação bivalente contra Covid-19. Os números são preocupantes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Entre os estados com a menor cobertura vacinal da Covid-19 estão Mato Grosso (10,1%), Tocantins (12,1%), Acre (12,9%), Maranhão (13,2%) e Roraima (13,3%). Por outro lado, os estados com a maior cobertura vacinal da bivalente não chegam a 30% da população. Entre os estados com a maior cobertura vacinal da Covid-19 estão Piauí (28,9%), Distrito Federal (28%), São Paulo (26,7%), Ceará (24,8%) e Sergipe (23,7%).

Ministério da Saúde se posicionou sobre a falta de doses de vacina para Covid-19. De acordo com a pasta, nos próximos dias 1,2 milhão de doses serão entregues, com foco na imunização de crianças. Veja posicionamento na íntegra:

O Ministério da Saúde começa a distribuir aos estados nova remessa de 1,2 milhão de doses da vacina contra Covid-19 nesta semana, regularizando os estoques para vacinação de crianças. O quantitativo é parte de compra emergencial das vacinas mais atualizadas contra a doença realizada em maio deste ano com objetivo de garantir a máxima proteção da população.

Novo pregão foi concluído recentemente para aquisição de mais de 60 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, garantindo proteção contra cepas atualizadas pelos próximos dois anos. As entregas pelos fabricantes serão realizadas de forma parcelada, conforme a adesão da população à vacinação e as atualizações aprovadas pela Anvisa.

A cobertura vacinal contra a Covid-19, consolidada desde o início da campanha, indica que 86% da população brasileira completou o esquema vacinal com duas doses. Atualmente, os esquemas primários de vacinação são recomendados, rotineiramente, para o público prioritário – pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças, entre outros. Também é indicada para a população que não completou o esquema vacinal.

Anterior

Imagens ajudaram polícia a individualizar condutas de torcedores do Peñarol

Próximo

Ciclone se aproxima do Sul do Brasil; Inmet emite alerta de perigo

Próximo
Ciclone se aproxima do Sul do Brasil; Inmet emite alerta de perigo

Ciclone se aproxima do Sul do Brasil; Inmet emite alerta de perigo

LEIA TAMBÉM

Entretenimento

Virginia Fonseca posa como rainha de bateria da Grande Rio em novo ensaio

16/08/2025
Entretenimento

João Guilherme e novo suposto affair de Marquezine vão à festa da atriz

16/08/2025
Entretenimento

Kylie Jenner e Timothée Chalamet estão “namorando à distância”, diz revista

16/08/2025
Entretenimento

Pai de Bruna Marquezine faz rara aparição em festa de 30 anos da filha

16/08/2025
Entretenimento

Famosos se dividem entre festa de Marquezine e Anttónia; veja quem foi onde

16/08/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Com 3 ministros presentes, atletas e artistas, 7º Futebol Solidário do Tocantins, promovido por Irajá, acontece neste sábado, às 16h

16/08/2025
Palmas

INSS realiza mutirão de perícias médicas em Palmas neste sábado, 16, e domingo, 17

16/08/2025
Tocantins

MinC promove II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins na 2ª e 3ª

16/08/2025
Agricultura e Pecuária

Gusttavo Lima e Ana Castela investem em raça de cavalo de milhões; conheça

16/08/2025
Agricultura e Pecuária

Agricultores familiares já renegociaram R$ 6,3 bilhões de dívidas no Desenrola Rural

16/08/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Com 3 ministros presentes, atletas e artistas, 7º Futebol Solidário do Tocantins, promovido por Irajá, acontece neste sábado, às 16h
  • INSS realiza mutirão de perícias médicas em Palmas neste sábado, 16, e domingo, 17
  • MinC promove II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins na 2ª e 3ª

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Com 3 ministros presentes, atletas e artistas, 7º Futebol Solidário do Tocantins, promovido por Irajá, acontece neste sábado, às 16h

Com 3 ministros presentes, atletas e artistas, 7º Futebol Solidário do Tocantins, promovido por Irajá, acontece neste sábado, às 16h

16/08/2025
INSS realiza mutirão de perícias médicas em Palmas neste sábado, 16, e domingo, 17

INSS realiza mutirão de perícias médicas em Palmas neste sábado, 16, e domingo, 17

16/08/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.