segunda-feira, 9 de junho de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Rede de apoio é fundamental mas invisível para quem tem câncer de mama

Prevenção é fundamental, mas apoio para recolocação profissional e social de quem se recupera do câncer de mama não é menos importante

Da Redação por Da Redação
22/10/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Rede de apoio é fundamental mas invisível para quem tem câncer de mama

Foto: Getty Images

CompartilharCompartilhar

*O artigo foi escrito pela mastologista e cirurgiã oncológica Fabiana Baroni Alves Makdissi, líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, e publicado na plataforma The Conversation Brasil.

Estamos em outubro, o mês mais rosa do ano, e que escancara no país inteiro temas relacionados ao câncer de mama, boa parte nem sempre animadores ou agradáveis de comentar.

ARTIGOSRELACIONADOS

Governo do Tocantins abre credenciamento para atender pacientes com doença crônica renal

Governo do Tocantins abre credenciamento para atender pacientes com doença crônica renal

09/06/2025
Síndrome Respiratória Aguda Grave: confira os principais cuidados

Síndrome Respiratória Aguda Grave: confira os principais cuidados

07/06/2025

A necessidade de buscar apoio para atravessar o processo de tratamento é um desses assuntos delicados e que precisa ser abordado. Por isso, quero falar sobre o papel das redes de apoio, que fazem tanta diferença frente às adversidades da vida, como uma doença. Seu papel ainda não é suficientemente valorizado ou reconhecido como um suporte valioso em todo percurso da pessoa que se descobre com um câncer.Play Video

Há pouco mais de uma década entendi que esse é um tópico que necessita ter maior visibilidade e ser mais discutido. O ano era 2009, quando fui procurada por uma revista feminina para validar a seguinte manchete: “Quando as mulheres têm câncer de mama, os maridos vão embora.” Desde então, eu me mantenho muito atenta aos seus impactos e a forma como a questão do apoio social às pacientes é abordada.

A informação trazida pela publicação me surpreendeu e assustou. Não era isso que eu percebia como uma verdade tão absoluta no cotidiano do atendimento como médica de ambulatório de câncer de mama. Fiquei imaginando a sensação de uma mulher que acabou de ter um diagnóstico de câncer e abre a revista para tentar mudar o foco da dor por saber que vai enfrentar tantos desafios e perdas (mama, cabelo, auto-imagem), e fica sabendo da possibilidade de perder também o marido. Mas será que os dados que embasavam a pretendida manchete realmente sustentavam essa conclusão tão taxativa?

Como havia desacordo entre o que eu observava no dia a dia, pedi para ler o artigo original e vi que a informação correta era que se a doença é no homem, as mulheres com mais frequência ficam. Mas, se é a mulher que adoece, com mais frequência os homens vão embora. O ponto, então, era a frequência – alguns vão embora, a maioria fica. Isso me levou a validar o que eu via nos meus consultórios: a maior parte dos casais se mantinha unido.

Há poucos dias, voltei a esse tema quando recebi as respostas de um questionário compartilhado entre 188 pacientes com câncer de mama de um grupo de apoio chamado OncoSuperação, que trabalha psicologia positiva, autoconhecimento e re-integração social. Cerca de 75,5% (142) das respondentes eram casadas ou mantinham um relacionamento estável durante o diagnóstico ou início do tratamento e 24,5% (46) eram solteiras.

Chamou-me a atenção a informação de que 88,7% (126) das respondentes casadas não se separaram, nem durante e nem depois do tratamento. Se houve separações? Claro: 16 casais se separaram. Deste universo, sete mulheres foram deixadas por seus maridos (43,75%), uma não respondeu (6,25%) e 8 (50%) disseram que foram elas que decidiram sair da relação. Isso vai na contramão das análises precipitadas de que o câncer sempre destrói casamentos.

Mais um dado surpreendente veio na resposta à seguinte pergunta: Você sentiu que seu parceiro/parceira se distanciou de você durante o tratamento? 76,76% (109) das mulheres responderam que não, o parceiro não se distanciou. E mais: cerca de 66,9% (95) tinham nos maridos seu maior relacionamento de apoio e suporte.

O resultado desse questionário, mesmo aplicado a um pequeno grupo de mulheres, me trouxe esperança. Muitas são as camadas que devem ser avaliadas, faladas e analisadas, mas saber que há números positivos para apresentar aquece o coração. Pelo menos neste grupo, os homens são parceiros de verdade e a maioria dos casamentos não foi desfeita por conta da situação de doença da mulher.

Não tenho dúvida de que mudanças na rotina dos casais, quaisquer que sejam, trazem desafios. A pandemia de Covid-19 está aí para mostrar como isso é verdade. No caso do câncer, existe ainda um agravante: nossa sociedade culturalmente estabelece que o processo de “cuidado” é das mulheres: homem provê e mulher cuida.

No entanto, com os atuais 48% dos lares sendo mantidos por mulheres (segundo o IBGE), quando esta mulher se vê doente, e sem a possibilidade de manter seu sustento, a estrutura toda se desfaz. Adoecidas, muitas vezes elas não conseguem trabalhar para prover a família e não tem quem cuide delas. Por este motivo, falar sobre redes de apoio é tão importante.

Neste Outubro Rosa, a Instituição onde trabalho, o A.C.Camargo Cancer Center, lançou a campanha Do começo ao recomeço, mostrando a importância de um tratamento rápido, eficaz, seguro, mas também valorizando o cuidado desta mulher, de forma integral após o tratamento do câncer e sua recolocação profissional ou pessoal após o câncer.

Nesse percurso, o papel da rede de apoio pode ser identificado em muitas situações. Pode ser no post informativo e empático na rede social dos médicos, pode ser nas reuniões de acolhimento estruturadas de ONGs que se dedicam ao tema, no acolhimento profissional de psicólogos e psiquiatras, no acompanhamento e orientação de equipes de navegação de pacientes.

Orientar as mulheres para que elas saibam que não precisam passar por nada sozinhas é o lema de uma dessas ONGs, a Oncoguia, que conta com várias frentes de acolhimento e rede de apoio online e gratuito. Todo suporte é necessário e válido e pode auxiliar neste momento.

Ninguém escolhe ter câncer, mas o modo como passamos por um desafio como esse é escolha nossa. A busca por culpados ou a busca por conhecimento para encarar a doença e suas dificuldades é algo muito pessoal, e tem que ser apoiada com muito amor.

Não é fácil. Sempre achamos que o “nosso jeito” é o melhor, mas quando precisamos de cuidado, é necessário baixar as armas e receber o cuidado do jeito que o outro pode ou sente que é o “seu melhor jeito de cuidar.”

Por fim, um depoimento de quem sempre lidou de forma positiva com a vida e que também sempre liderou sua própria jornada, achando que poderia cuidar de tudo sozinha: eu. Quando eu fui diagnosticada com câncer de mama, aprendi que precisamos nos deixar cuidar e permitir o cuidado.

Minha recomendação às pessoas que enfrentam o câncer é que procurem fazer parte de grupos de apoio e aprendam a aceitar ajuda. Pessoalmente, isso me fez sentir a força e o calor de uma rede de proteção invisível, mas real, para recorrer a qualquer hora.

Anterior

Marinho: não há debate sobre fim da multa rescisória e redução do FGTS

Próximo

Saiba quem não pode tomar whey protein e as contraindicações

Próximo
Saiba quem não pode tomar whey protein e as contraindicações

Saiba quem não pode tomar whey protein e as contraindicações

LEIA TAMBÉM

Economia

Veja as taxas que devem subir para compensar o IOF

09/06/2025
Política

Apresentação de Haddad responsabiliza Bolsonaro e Guedes por crise fiscal

09/06/2025
Política

Aliados de Cid supõem motivos para ex-auxiliar de Bolsonaro ter delatado

09/06/2025
Política

Integrantes da PGR não veem motivo para acareação em ação do plano de golpe

09/06/2025
Política

Ministério aguarda documentos para avançar com extradição de Zambelli

09/06/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Miracema

Banhistas poluem Rio Tocantins em Miracema

09/06/2025
Esportes

Itália tira a invencibilidade do Brasil na Liga das Nações de Vôlei

09/06/2025
Esportes

Casemiro revela tristeza em período ausente da Seleção: “Não era opção”

09/06/2025
Esportes

Alcaraz consegue virada histórica e conquista bicampeonato de Roland Garros

09/06/2025
Miracema

PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR perdem J. Lima

09/06/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Banhistas poluem Rio Tocantins em Miracema
  • Itália tira a invencibilidade do Brasil na Liga das Nações de Vôlei
  • Casemiro revela tristeza em período ausente da Seleção: “Não era opção”

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Banhistas poluem Rio Tocantins em Miracema

Banhistas poluem Rio Tocantins em Miracema

09/06/2025
Itália tira a invencibilidade do Brasil na Liga das Nações de Vôlei

Itália tira a invencibilidade do Brasil na Liga das Nações de Vôlei

09/06/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.