Um dos maiores sucessos recentes da Netflix, “Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos de Pais“, retrata o assassinato de José e Kitty por seus filhos, Lyle e Erik Mendendez. Com o lançamento, os irmãos voltaram aos tabloides, especialmente após o anúncio de uma nova audiência no caso.
O que é pouco mencionado na produção da plataforma de streaming são as conexões do caso com o grupo porto-riquenho Menudo, que fez sucesso nos anos 1980 e catapultou Ricky Martin ao estrelato.
Isso se deve ao fato de que José Menendez era um empresário da gravadora musical RCA Records, que assinou com o grupo, assim como com outras bandas da época, como Duran Duran e The Eurythmics. Menendez, por ter origem cubana, foi designado para cuidar de artistas latinos e se tornou responsável pelos Menudos durante seu auge.
Mais de 30 anos depois, em 2023, um dos integrantes da banda, Roy Rosselló, revelou em entrevistas e no documentário “Menendez + Menudo: Boys Betrayed” que o empresário o havia abusado sexualmente, em 1983.
As alegações de Rosselló agora fazem parte de uma petição que os advogados dos irmãos Menendez apresentaram ao Tribunal Superior do Condado de Los Angeles para anular suas condenações. Saiba mais sobre o caso.
Na petição de Habeas Corpus, apresentada em maio de 2023, os advogados mencionaram um incidente alegado em que, segundo a petição, o gerente do grupo, Edgardo Díaz, solicitou a Rosselló que “fizesse um favor” e o instruiu a descer até o hotel para se encontrar com José Menendez em uma limusine.
De acordo com a petição, Rosselló, aos 14 anos de idade, foi supostamente levado para a casa de Menendez, em Nova Jersey, onde foi oferecido vinho por José e, em seguida, estuprado. “Roy perdeu a consciência e acordou de volta em seu hotel”, diz o documento.
Conforme a petição, o cantor teria sido estuprado por Menendez uma segunda vez em um hotel na cidade de Nova York.
“Ele me ameaçou, afirmando que, se eu não concordasse, seria expulso do grupo”, declarou Roy no documentário “Menendez + Menudo: Boys Betrayed”.
Desde 2015, o artista mora em João Pessoa, na Paraíba. Roy também foi um peão de A Fazenda 7, reality show da Rede Record.
Em 2017, Rosselló revelou no programa The Noite, apresentado por Danilo Gentili, que Díaz também abusava sexualmente dele e de outros integrantes do grupo.
Entenda o crime dos irmãos Menendez
Em 20 de agosto de 1989, Lyle e Erik Menendez assassinaram seus pais, José e Kitty, na casa da família em Beverly Hills, nos Estados Unidos. Na época, Lyle tinha 21 anos e Erik, 18. Juntos, eles dispararam mais de 12 vezes contra o casal com espingardas.
Na noite do crime, após cometerem os assassinatos, Lyle, o irmão mais velho, ligou para o serviço de emergência, alegando que ambos encontraram os pais mortos ao voltar de uma sessão de cinema.
Com a herança da família à disposição, os irmãos passaram a gastar a fortuna. Lyle comprou uma cafeteria e itens de luxo, enquanto Erik contratou um treinador de tênis particular, esporte no qual ele desejava se destacar.
Menos de um ano após o crime, em março de 1990, Lyle foi preso, e Erik foi detido três dias depois. Durante o julgamento, realizado em 1995, os dois não negaram sua responsabilidade nos assassinatos. O caso, transmitido pela televisão, atraiu grande atenção da mídia nos Estados Unidos.
Os irmãos Menendez foram condenados à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional. No entanto, seus advogados continuam tentando reverter a sentença para conseguir sua libertação.
No tribunal, Lyle e Erik negaram que o motivo dos assassinatos fosse financeiro, afirmando que os crimes foram resultado dos abusos físicos, emocionais e sexuais que sofreram durante a infância e a adolescência.
Atualmente, o caso Menendez está sendo reexaminado por meio de duas produções da Netflix: “Monstros” e o documentário “O Caso dos Irmãos Menendez“, que traz as primeiras entrevistas de Lyle e Erik após 30 anos de prisão.
Já “Menendez + Menudo: Boys Betrayed”, lançada pela Peacock nos Estados Unidos, não está disponível no Brasil.