O pagamento do 4º lote de restituição do Imposto de Renda de 2024 é realizado nesta sexta-feira (30).
De acordo com a Receita Federal, serão pagos R$ 6,8 bilhões para mais de 5,3 milhões de contribuintes. Do todo, R$ 469,1 milhões são referentes a contribuintes que possuem prioridade legal. São eles:
- 15.077 idosos acima de 80 anos;
- 84.659 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 7.168 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 27.372 cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Outras 261 mil pessoas foram priorizadas por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou escolhido o Pix como meio de recebimento do pagamento.
Além disso, foram incluídas mais de 47 mil restituições de contribuintes priorizados por conta dos impactos das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
Por fim, foram contemplados também neste lote 4,9 milhões de restituições a contribuintes não prioritários.
A consulta para o 4º lote foi liberada na última sexta-feira (23) e pode ser realizada pelo site ou aplicativo da Receita Federal.
Como conferir se estou na lista?
Para saber se foi contemplado, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”.
A consulta também pode ser realizada no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets.
Caso não tenha sido contemplado neste lote, confira abaixo o calendário com as datas das próximas datas de restituição.
Como é feito o pagamento?
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária ou poupança que esteja no nome do declarante e informada na declaração. Caso o contribuinte tenha indicado uma chave Pix na declaração, o valor é transferido para a conta referente a ela.
Caso o depósito não seja realizado, por exemplo, se a conta informada for desativada, os valores ficarão salvos para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o cidadão não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.