O Palmas Summit – I Encontro de Tecnologia, Inovação e Clima da Amazônia Legal, evento realizado pelo Sebrae Tocantins em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas, proporciona uma experiência diversa em palestras, oficinas, workshops, networks e conhecimentos. Tudo isso estará disponível gratuitamente para o público entre os dias 22 a 24 de agosto, no Centro de Convenções Arnould Rodrigues, na Capital.
O Sebrae leva 25 startups para exposição de seus produtos e projetos durante todo evento. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas desenvolvidas por essas empresas no Tocantins, conectando-as com o público e dando oportunidade para novos conceitos e potenciais investidores.
A analista do Sebrae Adelice Novak, coordenadora Estadual da Inovação, informa que durante o evento será realizado o Ideathon Inova Cerrado – uma maratona de geração de ideias de negócio, que contempla várias fases e desafios aos empreendedores ou para quem deseja empreender.
“A proposta tem a ideia de incentivar empresários locais, estudantes e pesquisadores a pensarem em alternativas para solucionar problemas relacionados ao bioma Cerrado para o aquecimento da bioeconomia do Tocantins. Para isso, eles contarão com um time de mentores, profissionais especialistas em diferentes áreas ligadas à inovação. Ou seja, eles terão todo suporte necessário para, literalmente, tirar suas ideias do papel e assim contribuírem com a sustentabilidade local”, comenta Adelice.
A gestora ainda destaca que a melhor ideia desenvolvida durante a maratona tem vaga garantida no programa Inova Cerrado, conforme descrito no edital. A inscrição, que é gratuita, para o Ideathon Cerrado é feita no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdhSC1OzHj5UYW3djFuxUMGsErYXICWKioJtFW2WEptu_eLjQ/viewform.
Inova Cerrado
O edital está com inscrições abertas e os empreendedores selecionados vão receber capacitações e mentorias pelo período de três meses. Os projetos inovadores devem estar ligados, de alguma forma, com a preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais do Cerrado. Tanto pessoas físicas como empresas podem participar, já que o programa possui módulos independentes para atender a diferentes níveis de maturidade empresarial.
Palmas Summit
O Palmas Summit conta com diversas palestras conduzidas por especialistas de renome nacional, como a atriz e empresária, Giovanna Antonelli, Thiago Nigro (Primo Rico) e o coaching Thiago Brunet. A expectativa é atrair em torno de três mil participantes por dia, oferecendo uma programação diversificada com palestras, painéis, mesas redondas, oficinas, amostras, estudos de caso e redes de colaboração entre o público.
Amaggeldo Barbosa, gerente do Sebrae, pontua que o encontro surgiu para abrir o debate sobre o futuro e conscientizar os gestores municipais, estudantes, empreendedores e investidores da importância de projetos que promovam desenvolvimento econômico, tecnológico e o meio ambiente como todo.
“A sustentabilidade é um dos temas mais importantes do século e está no eixo da inovação, todavia, não pode ficar restrita ao universo do governo e grandes empresas apenas. Os pequenos empreendedores precisam incluir o conceito na rotina deles, sob o ponto de vista ambiental, econômico e social, para que juntos tenhamos consciência e pensamentos mais inovadores diante dos desafios das mudanças climáticas”, acrescenta. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)