As buscas pelo termo “Wegovy” cresceram no Google após o início da venda do medicamento nas farmácias brasileiras, que aconteceu em 18 de julho deste ano. O dado é de levantamento feito pela CNN no Google Trends, ferramenta que aponta as principais tendências de buscas na internet.
Wegovy é um medicamento composto por semaglutida, o mesmo princípio ativo do Ozempic, e seu uso é indicado para o tratamento de sobrepeso e obesidade. O remédio é da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023. Desde o mês passado, ele já está disponível para ser comprado nas farmácias físicas e on-line.
Segundo o levantamento feito no Google Trends, as buscas por Wegovy aumentaram a partir do dia 19 de julho, apresentando um pico de buscas no dia 29 do mesmo mês. No mês anterior, também houve um ápice de buscas entre 26 e 28 de junho, período em que foi anunciado que o remédio começaria a ser vendido pelas farmácias brasileiras.
Veja o gráfico abaixo:
De acordo com o Google Trends, as unidades federativas que mais buscaram pelo medicamento nos últimos 90 dias foram o Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, respectivamente. Entre as pesquisas relacionadas ao tema, termos como “psyllium” (ingrediente que viralizou como uma alternativa “natural” ao medicamento), “preço do Wegovy no Brasil” e “Wegovy e Ozempic diferença” apresentaram aumento nas buscas no mesmo período.
O que é Wegovy e para que serve?
Wegovy é o primeiro remédio injetável à base de semaglutida voltado para o tratamento da obesidade. Esse é um componente análogo ao hormônio GLP-1, que atua na secreção da insulina pelo pâncreas, que exerce um papel importante na regulação da glicose no sangue, e é o mesmo princípio ativo do Ozempic, remédio indicado para diabetes tipo 2.
Pesquisas clínicas mostraram que o Wegovy leva à redução média de 17% do peso, sendo que um terço dos pacientes apresentou redução superior a 20%. Isso acontece porque a semaglutida ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo uma sensação de saciedade mais prolongada. Além disso, o análogo do GLP-1 também atua no sistema nervoso central, nas vias de regulação do apetite.
Em estudos, o Wegovy também levou à diminuição de 20% no risco de eventos cardiovasculares adversos, como morte cardiovascular, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC) não fatal.
Diferenças entre Wegovy e Ozempic
O Ozempic, medicamento da Novo Nordisk para o tratamento de diabetes tipo 2, também é composto por semaglutida, mas em concentração menor (1,34 mg por dose) do que o Wegovy (2,4 mg por dose). Por levar à maior saciedade, o Ozempic também tem sido utilizado “off label” para o emagrecimento.
O uso de ambos os remédios — Wegovy e Ozempic — deve ser feito com orientação e acompanhamento de um profissional de saúde especializado.