Amigos, parentes e autoridades se despediram do ex-deputado José Antônio Totó Aires Cavalcante, que morreu nesta quarta-feira (17). O velório aconteceu durante todo o dia no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
Totó Cavalcante fazia tratamento contra um câncer. Além de ser ex-deputado, também ocupou uma vaga no Senado em 1994, após ser eleito como suplente, e atuou como secretário de Estado. Ele foi um dos pioneiros na luta pela criação do Tocantins.
Natural do Piauí e formado em direito, o ex-deputado participou ativamente do movimento pelo estado e, inclusive, chegou a fazer greve de fome junto com o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, que morreu em julho de 2023.
Após o falecimento do político, diversas autoridades divulgaram notas de pesar. Entre elas, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) decretou luto oficial de três dias e comentou a perda.
“Ele foi um líder dedicado e comprometido com o desenvolvimento do Estado, deixando um legado significativo na política e na vida do nosso povo. Neste momento de dor, expresso minhas sinceras condolências à família e amigos de Totó Cavalcante”, declarou o governador.
O vice-governador Laurez Moreira (PDT) também divulgou nota de pesar lamentando a morte de Totó. “Totó Cavalcante, como era popularmente conhecido, foi uma figura representativa para o Tocantins. Um dos líderes mais combativos de sua época, contribuiu significativamente com a luta pela criação do estado desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas, como deputado estadual e senador da República. Além disso, foi responsável pela criação da Radio Independência do Tocantins, fundamental para o desenvolvimento da comunicação tocantinense”, destacou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), falou sobre a trajetória de Totó. “Dedicou sua vida ao desenvolvimento e consolidação do nosso Estado, desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas, como deputado estadual e senador da República”.
O enterro do ex-deputado está marcado para ocorrer na manhã desta quinta-feira (18), às 9h no cemitério Jardim das Acácias.
José Antônio Totó Ayres Cavalcante foi um dos pioneiros na criação do Estado do Tocantins — Foto: Arquivo Pessoal
Comentários sobre este post