O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, assinou nessa quinta-feira, 4, em Guaraí, a Ordem de Serviço (OS) para retomada da obra do Centro Profissionalizante de Guaraí, localizada na Rua Francisco Vieira, no Setor Pestana. A assinatura ocorreu durante a inauguração da sede da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM), de Guaraí.
A obra, que está paralisada desde 2018, tem mais de 5 mil metros quadrados e está recebendo investimentos de R$ 19.393.440. Após a assinatura, a comitiva governamental visitou o local da obra junto aos gestores escolares, servidores da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí e demais autoridades presentes.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que o Governo do Tocantins foi à Guaraí pagar uma dívida com a população. A obra foi iniciada há 10 anos, mas agora será retomada. “O Centro Profissionalizante de Guaraí se tornará realidade para esta cidade e para a região. A previsão é que seja entregue em dois anos, com mais de R$ 19 milhões de investimento. A retomada dessa obra é também um símbolo do compromisso do Governo do Tocantins com a educação de qualidade e com a formação profissional de nossos jovens”, frisou.
Há 19 anos morando no Setor Pestana, Leidinalva Duarte Nascimento tem três filhas, é comerciante e disse que está feliz com a retomada da obra, que fica em frente a sua residência. “Vai ser bom para nossa região, tanto para mim, que sou comerciante, como para os meus vizinhos que têm filhos adolescentes, que precisam se profissionalizar, fazer um curso, especialmente na área agrícola. Essa obra traz ainda mais tranquilidade, segurança e valoriza o meu imóvel. Eu creio que melhora até no movimento da rua”, completou.
Para a orientadora educacional da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Presidente Kennedy, Maria Marli de Souza, o Centro Profissionalizante é de suma importância para os alunos das escolas da sua cidade. “Somos vizinhos aqui, são apenas 35 km de Guaraí, que é o acesso mais rápido à formação e ao mercado de trabalho. Muitos alunos não têm a condição de pagar uma faculdade. E também o tempo que ele gastaria para poder se profissionalizar, com o curso técnico, nossos jovens terão sua vida profissional garantida, uma vez que muitos não têm condições de pagar um curso superior. Estamos felizes com o retorno desta obra”, afirmou.
Centro Profissionalizante
O projeto contempla a construção de 12 salas de aula, oito laboratórios, auditório, biblioteca, teatro, refeitório, quadra poliesportiva coberta, dentre outros espaços destinados à formação profissionalizante dos estudantes de Guaraí e região.
De acordo com a superintendente da SRE de Guaraí, Priscilla Araquete, o Centro Profissionalizante vai desempenhar um papel crucial, oferecendo uma série de benefícios, como a oferta de cursos que atendam às necessidades e demandas específicas da região de Guaraí, proporcionando uma força de trabalho mais qualificada, o que, certamente, vai atrair mais empresas e novos investimentos. “Além de estabelecer parcerias com empresas e indústrias locais, facilitando a colocação dos nossos alunos no mercado de trabalho”, reforçou.
Comentários sobre este post