A Unidade de Disciplina da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) já tem as imagens gravadas pela equipe do atacante Endrick que mostram ato racista de um homem em direção ao pai do atleta, Douglas Ramos.
O fato ocorreu durante a vitória do Brasil Sub-23 sobre a Venezuela na noite desta quinta-feira (8), 2 a 1, no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, na capital venezuelana, pelo Torneio Pré-Olímpico.
O procedimento prevê análise por parte de membros da unidade e, depois, repasse de um relatório para que o Tribunal de Disciplina da Conmebol julgue. O mais provável é que a Federação Venezuelana, que organiza a competição, seja multada. O valor de praxe para casos assim é de US$ 100 mil (R$ 498 mil).
A Itatiaia apurou que o árbitro boliviano Gery Vargas não relatou na súmula atos de racismo durante o jogo. Mas o delegado da partida foi informado por membros da CBF que estão na Venezuela sobre o ocorrido, após a partida, quando Endrick recebeu o vídeo de pessoa de seu estafe e postou em sua conta no Instagram. O representante da Conmebol colocou o fato em relatório enviado à Unidade de Disciplina.
O flagrante
O vídeo mostra o momento em que uma pessoa imita um macaco em direção a Douglas Ramos. Na imagem, o homem veste uma camisa da Venezuela e aparece imitando um macaco, gesticulando muito e falando. Ele também atira um objeto em direção onde estavam os brasileiros e mostra a tela do celular com a imagem de um macaco. O pai de Endrick viajou junto de integrantes da Roc Nation Sports, a agência que controla a carreira de Endrick.
“Desculpa pai, por esse momento. Desculpa padrinho, por esse momento. Infelizmente aconteceu com minha família e amigos, mas Deus sabe de todas essas coisas”, escreveu Endrick no post.
Ele marcou o arroba da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Não há informações se o homem, que aparenta ser bem jovem, foi identificado pela polícia da Venezuela.
O camisa 9 participou dos dois gols da vitória do Brasil sobre a Venezuela. O resultado colocou a Seleção Brasileira Sub-23 na vice-liderança do quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico, com três pontos, atrás do Paraguai, com quatro, mas à frente de Argentina, com dois, e Venezuela, com um.
Somente os dois primeiros se classificam para os Jogos Olímpicos de Paris, no meio de 2024. Portanto uma vitória contra a Argentina, no domingo (11), garante a vaga olímpica com tranquilidade. A Conmebol ainda divulgará o horário da partida.
O empate também pode bastar, mas aí dependeria se a Venezuela bater o Paraguai, o que ocasionaria um empate triplo com times com quatro pontos e uma definição por saldo de gols. Se perder dos argentinos o Brasil estará fora da Olimpíada.
Comentários sobre este post