Cerca de 50 estudantes, a maioria meninas, da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Quadra Arso 132 (1306 Sul), estão participando do ‘Curso de Grafite’, umas das ações de capacitação e promoção de atividades culturais desenvolvidas pela Incubadora Social para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social, um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Durante o desenvolvimento do curso que iniciou na primeira semana de junho com as aulas teóricas, os participantes aprenderam sobre os conceitos, fundamentos e técnicas do grafite enquanto arte no circuito da economia criativa. As aulas práticas acontecem todas às segundas e quartas-feiras, no final do expediente escolar, entre 17 e 18 horas.
Segundo a coordenação, a oficina de grafite enquadra-se no eixo do projeto – Cultura e Cidadania – e visa envolver a comunidade, preferencialmente o público feminino em atividades artísticas, democratizando o acesso à arte e cultura e fomentar o desenvolvimento do espírito de cooperação, coletividade, autoestima e motivação entre os participantes.
Sobre o projeto
A Incubadora Social para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social é um projeto de extensão realizado pela UFT que pretende beneficiar, até o ano de 2024, 500 mulheres e suas famílias. A proposta inclui a realização de rodas de conversa e escuta qualificada com profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Terapia Ocupacional, além de atividades culturais e oficinas de capacitação em artesanato, biojoia, beleza e estética, dança e grafite, entre outros. Outro intuito do projeto é produzir, a partir das discussões com as participantes, uma cartilha sobre direitos das mulheres, a fim de estimular o exercício crítico da cidadania.
Comentários sobre este post