quarta-feira, 23 de setembro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Clima: primavera começa com calor, frente fria e previsão de temporais

Estação começa nesta terça com temperaturas elevadas em boa parte do país, enquanto sistema provoca chuva forte no Sudeste e no Centro-Oeste

por Metrópoles
22/09/2026
em Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

A primavera começa oficialmente nesta terça-feira (22/9), às 21h05, pelo horário de Brasília, com uma combinação de calor intenso e mudanças nas condições do tempo em diferentes regiões do Brasil. Enquanto áreas do centro-norte continuam registrando temperaturas elevadas, uma frente fria avança pelo Sudeste e aumenta o risco de chuva forte e temporais.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nova estação segue até 21 de dezembro e marca a transição entre os períodos seco e chuvoso, especialmente na região central do país. A primavera também favorece o aumento gradual da umidade e da ocorrência de tempestades.

ARTIGOSRELACIONADOS

Paulo Pinto/Agência Brasil

Inmet emite alerta laranja para tempestades no Sudeste nesta quarta-feira

23/09/2026
Reprodução

Clima: quarta-feira traz chuvas no Sul e calor intenso no Centro-Oeste

23/09/2026

Frente fria avança pelo Sudeste

Nesta terça-feira, a frente fria deve provocar chuva em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no sul do Espírito Santo. Em São Paulo, a instabilidade pode aparecer desde as primeiras horas do dia, com pancadas de moderada a forte intensidade, trovoadas, rajadas de vento e possibilidade de temporais.

O Inmet mantém alerta para tempestades em áreas de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Antes da chegada da chuva, as temperaturas ainda podem ficar elevadas: Belo Horizonte pode chegar a 35°C, enquanto o Rio de Janeiro tem máxima prevista de 33°C.

Na quarta-feira (23/9), as áreas de instabilidade devem continuar atuando sobre o Sudeste.

Centro-Oeste terá contraste entre chuva e calor

A aproximação da frente fria também aumenta a possibilidade de chuva no Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e áreas do sul e oeste de Goiás podem registrar pancadas fortes, trovoadas e temporais.

Em outras partes da região, principalmente no centro-norte de Goiás, Distrito Federal e áreas de Mato Grosso, o tempo permanece quente e seco. As temperaturas podem se aproximar dos 40°C em alguns pontos.

Em Goiás, a chegada da primavera deve combinar calor acima da média com possibilidade de temporais isolados, incluindo rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Sul deve ter retorno do frio

No Sul, a chuva perde força gradualmente em parte da região, mas ainda há previsão de instabilidade no Paraná, especialmente nas áreas central, leste e norte. O estado pode registrar temporais isolados e acumulados elevados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a entrada de ar mais frio provoca queda nas temperaturas. Rajadas de vento também podem ocorrer no litoral, com algumas áreas registrando ventos de até 70 km/h.

O Inmet destaca que a primavera também pode favorecer episódios de chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e granizo no Sul.

Norte terá calor e pancadas de chuva

Na Região Norte, o aumento da umidade favorece pancadas de chuva em áreas do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Pará. Em alguns pontos, as precipitações podem ser acompanhadas de trovoadas.

Por outro lado, Tocantins e áreas do Pará, Amazonas e Roraima devem continuar sob influência de ar mais seco, com temperaturas elevadas. No Tocantins, a umidade relativa pode ficar entre 21% e 30%, enquanto os termômetros podem se aproximar dos 40°C.

Nordeste segue quente e seco no interior

No Nordeste, a previsão indica poucas mudanças. A chuva deve ficar mais concentrada na faixa litorânea, enquanto o interior permanece com tempo firme, calor e baixos índices de umidade.

Teresina pode chegar a 40°C nesta terça-feira. Há também alerta para baixa umidade em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

O que esperar da primavera

A primavera de 2026 deve ser marcada pela influência de um El Niño muito forte, com impactos sobre a distribuição das chuvas e das temperaturas no país. O Inmet prevê temperaturas médias acima de 28°C no Norte e Nordeste e aumento gradual das chuvas no Centro-Oeste e Sudeste.

A estação também favorece a formação de episódios de chuva intensa e tempestades, especialmente quando o ar quente e úmido encontra frentes frias.

No Sul e em parte do Sudeste, a expectativa é de maior frequência de chuva, enquanto Norte e Nordeste tendem a enfrentar períodos mais secos, especialmente no interior.

Anterior

Inmet emite alerta máximo de tempestades para 708 cidades do Sul do país

Próximo

Zé Felipe atualiza estado de saúde de José Leonardo: “Sai muito sangue”

Próximo
Reprodução/Instagram

Zé Felipe atualiza estado de saúde de José Leonardo: "Sai muito sangue"

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Coopanest Tocantins arrecada brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade

23/09/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital de chamamento público para gestão e operacionalização das UPAs Norte e Sul

23/09/2026
Tocantins

 Cantora Núbia Dourado lança EP autoral “Jalapoeira” nas plataformas digitais

23/09/2026
Educação

Estudantes da ETI Padre Josimo participam de júri simulado sobre crimes de trânsito

23/09/2026
Política

Vicentinho anuncia redução de 15% no ICMS da energia para aliviar conta de luz

23/09/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Fundação Cultural de Palmas estende prazo para a análise de recursos de editais da Pnab

23/09/2026
Palmas

Defesa Civil Municipal aumenta monitoramento diante de baixa umidade e previsão de calor em Palmas

23/09/2026
Saúde

Período de estiagem não impede que Aedes aegypti se reproduza

23/09/2026
Tocantins

Senac Tocantins oferta mais de 400 vagas gratuitas para cursos em outubro

23/09/2026
Tocantins

Queima controlada permanece suspensa no Tocantins até 31 de outubro

23/09/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Fundação Cultural de Palmas estende prazo para a análise de recursos de editais da Pnab
  • Defesa Civil Municipal aumenta monitoramento diante de baixa umidade e previsão de calor em Palmas
  • Período de estiagem não impede que Aedes aegypti se reproduza

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Fundação Cultural de Palmas estende prazo para a análise de recursos de editais da Pnab

23/09/2026
Foto: Regiane Rocha

Defesa Civil Municipal aumenta monitoramento diante de baixa umidade e previsão de calor em Palmas

23/09/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.