Teve início nesta segunda-feira, 17, e segue até sexta-feira, 21, o treinamento em Educação Sanitária promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). A qualificação acontece no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e atende 25 servidores da Agência que serão multiplicadores de conhecimentos.
O objetivo do treinamento é qualificar os servidores para que possam por meio do processo de educação sanitária promover a disseminação de informações relacionadas aos diversos programas sanitários da Agência, promovendo uma comunicação assertiva com os produtores rurais e a população em geral.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, durante a abertura do evento destacou que o Governo do Estado vem investindo na melhoria dos serviços públicos para a população. “A Adapec é um órgão do governo essencial para a economia, pois é responsável por todo o processo de defesa animal e vegetal, e a educação sanitária é fundamental neste aspecto, pois quando o produtor rural e o público em geral recebem conhecimento e aplicam, diminuímos riscos de doenças nos animais e pragas nas lavouras e fruticultura,” pontuou Paulo Lima.
O treinamento está sendo ministrado pelo especialista em Educação Sanitária, Dr. Clovis Thadeu Rabello Improta, que definiu a educação sanitária como um processo de integração das ações dos profissionais de defesa com o produtor rural. E apontou que o grande desafio na educação sanitária hoje é a mudança de comportamento do produtor e do serviço de defesa. “Nesta semana queremos trabalhar com estes servidores para mostrarmos a importância desta comunicação entre esses dois agentes, visando ampliar o conhecimento da defesa sobre as comunidades a serem atendidas pelas ações da Agência,” destacou Clovis Improta.
Durante os cinco dias de treinamento serão trabalhados temas como, técnicas de aproximação, fixação de memória, avaliação, epidemiologia e bioestatística, projetos educativos, estudo e teoria da comunicação, psicologia da comunicação contemporânea, meios gráficos e visuais, pesquisa qualitativa, métodos educativos, elaboração de projetos educativos, aula prática de campo, tratamento de dados, elaboração de diagnóstico educativo, entre outros.
Comentários sobre este post