domingo, 30 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Economia

Dia D das tarifas: EUA decide sobre tarifaço nesta quarta

Embora tenha negociado por um ano com EUA, governo brasileiro não se entusiasma com possível reversão e trabalha com aplicação do tarifaço

por Metrópoles
15/07/2026
em Economia
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Arte/Metrópoles

Arte/Metrópoles

CompartilharCompartilhar

Um ano após o início das investigações comerciais contra o Brasil, o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) decide nesta quarta-feira (15/7) se vai adotar 25% de taxas em uma série de produtos brasileiros importados pelos EUA.

A expectativa é que o USTR anuncie nesta quarta a alíquota para a tarifa e o prazo para início da cobrança e apresente anexo com produtos isentos da sobretaxa. O veredito produzido é resultado da investigação aberta contra o Brasil no dia 15 de julho de 2025.

Embora o comércio bilateral seja superavitário para os norte-americanos, Washington acusa o Brasil de adotar práticas desleais que oneram a indústria e os produtores dos Estados Unidos.

ARTIGOSRELACIONADOS

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Governo federal prevê superávit efetivo de até R$ 20 bilhões em 2027

29/08/2026
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Orçamento de 2027 deve prever aporte de R$ 6 bilhões nos Correios

29/08/2026

Desde o início das investigações, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou intensa negociação com o USTR a fim de evitar a aplicação das taxas. Os diálogos, contudo, não avançaram para um acordo, e o governo já trabalha com a hipótese de aplicação das tarifas.


Como funciona a investigação do USTR

  • O USTR abriu investigação contra o Brasil em 15 de julho de 2025 para apurar supostas práticas comerciais consideradas desleais pelos Estados Unidos.
  • Em 1º de junho de 2026, o órgão concluiu a apuração e afirmou ter identificado práticas adotadas pelo Brasil que, em sua avaliação, prejudicam empresas e interesses norte-americanos.
  • Com base nessas conclusões, o USTR propôs a aplicação de tarifas de 25% sobre uma série de produtos brasileiros.
  • Na etapa seguinte, o órgão abriu período para recebimento de comentários públicos, permitindo que empresas, entidades e demais interessados apresentassem manifestações sobre os possíveis impactos da medida. Também promoveu audiência pública para ouvir representantes do setor produtivo e de associações afetadas pelas tarifas.
  • Encerrada essa fase, o USTR elabora sua recomendação final, considerando as contribuições recebidas durante a consulta pública, as manifestações apresentadas na audiência e os argumentos do governo brasileiro.
  • A partir dessa análise, a administração dos Estados Unidos decide se implementará, alterará ou deixará de aplicar as tarifas propostas. O resultado será divulgado nesta quarta-feira (15/7). 

Cenários desenhados pelo governo

Com a chegada da data-limite para o USTR decidir sobre a investigação comercial contra o Brasil, o governo brasileiro já trabalha com algumas hipóteses que podem ser anunciadas pelo órgão norte-americano nesta quarta.

A mais provável prevê a adoção de 25% de taxa. Mas até mesmo esse cenário possui lacunas, como o prazo para a alíquota entrar em vigor, o que pode acontecer em dias, semanas ou até mesmo meses.

O governo também vê a possibilidade de mudanças na lista de isenções divulgadas pelo USTR, seja com a inclusão de novos produtos ou a retirada de produtos já previstos — como mostrou o Metrópoles, havia um lobby entre pecuaristas norte-americanos para retirar a isenção tarifária do bife bovino brasileiro.

Outro panorama, considerado pouco provável pelo Palácio do Planalto e pelo Itamaraty, prevê o prolongamento das negociações. Nesse caso, os dois países seguiriam negociando em busca de consenso sobre a investigação. Em um outro cenário mencionado por interlocutores, está a possível reversão das taxas. Este, contudo, é considerado o mais remoto.

Pouco caminho para acordo

Embora seja uma possibilidade, especialistas e membros do governo brasileiro consultados pela reportagem acreditam que o caminho para um acordo é pouco viável. Durante um ano de negociações, interlocutores do presidente Lula já consideram a aplicação das taxas como uma possibilidade real.

Em entrevista a um canal estadunidense na última semana, Jamieson Greer, que dirige o USTR, declarou ver impasse na negociação com o Brasil sobre o tarifaço. “Estamos tentando negociar, mas eu acho que há muita distância entre nós”, disse Greer à Fox Business.

Ao Metrópoles, o ex-diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC) Roberto Azêvedo avalia que, embora não veja possibilidade para reversão das tarifas, os Estados Unidos podem aumentar a lista de produtos isentos das taxas.

“Os pedidos [das entidades brasileiras] iam no sentido de pedir para aumentar a lista de exceções sob as argumentações de que afeta a oferta de empregos nos Estados Unidos e, nesse aspecto, pode-se ter uma esperança de que novos produtos possam ser incluídos na lista de exceções”, pontua.

Para Azêvedo, a postura parte de percepção realista sobre a investigação conduzida pelo USTR. A avaliação é compartilhada por membros do governo e da diplomacia brasileira consultados pelo Metrópoles, que também trabalham com a possibilidade de mudanças na lista de isenções.

As tarifas contra o Brasil

No dia 15 de julho de 2025, o USTR iniciou investigação comercial contra o Brasil com base na Seção 301 sob a suspeita de práticas desleais cometidas pelo país.

O documento detalha supostas “práticas desleais” e cita a rua 25 de Março, símbolo do comércio popular em São Paulo, e a criação e utilização do Pix. A investigação foi concluída em junho deste ano e propôs a aplicação de 25% de taxas a uma série de produtos brasileiros.

Dias depois após a proposta, o USTR anunciou novas taxas a cerca de 60 países. A nova medida é baseada em apuração sobre exploração de trabalho forçado e sugere taxas de 12,5% às nações alvo das diligências. Ao fim da conclusão das duas investigações, setores da indústria brasileira podem ser atingidos com até 37,5% de taxas.

Anterior

IR: Receita paga lote especial de restituição automática nesta quarta

Próximo

José Loreto “debocha” de Chay por romance com Nanda Marques em novela

Próximo
TV Globo

José Loreto "debocha" de Chay por romance com Nanda Marques em novela

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Conheça lago no TO em que mergulhador encontrou casa e maquinários submersos

29/08/2026
Tocantins

Trilha no Tocantins tem paisagens de tirar o fôlego e pedra com formato erótico

29/08/2026
Segurança

Mulher morre ao ser atropelada por carro na região sul de Palmas

29/08/2026
Entretenimento

Zé Felipe explica por que deixou Barretos depois de encontrar Ana Castela

29/08/2026
Entretenimento

Marido de Marta Oliveira desabafa sobre críticas após morte da influencer

29/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

UFT é contemplada com seis bolsas no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Indígena ( PDAI ) da Capes

29/08/2026
Educação

O programa ISF divulga edital para cursos gratuitos de diversos idiomas

29/08/2026
Agricultura e Pecuária

Preços dos ovos caem em agosto, mas média ainda supera a de julho

29/08/2026
Agricultura e Pecuária

Preço do limão tahiti segue em alta com oferta restrita

29/08/2026
Agricultura e Pecuária

Conab anuncia leilões para compra de até 20 mil toneladas de milho

29/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • UFT é contemplada com seis bolsas no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Indígena ( PDAI ) da Capes
  • O programa ISF divulga edital para cursos gratuitos de diversos idiomas
  • Preços dos ovos caem em agosto, mas média ainda supera a de julho

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

UFT é contemplada com seis bolsas no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Indígena ( PDAI ) da Capes

29/08/2026

O programa ISF divulga edital para cursos gratuitos de diversos idiomas

29/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.