Em 15 dias de trabalho, a Secretaria de Infraestrutura e Habitação (Seihab) de Palmas concluiu a força-tarefa de coleta de galhadas em toda a região norte do Plano Diretor. Durante o período, as equipes percorreram todas as ruas de mais de 30 quadras, além de atender os setores Santo Amaro, Lago Norte e a Praia das Arnos, totalizando o recolhimento de aproximadamente 1.400 toneladas de resíduos.
A operação, finalizada nesta quarta-feira, 8, contou com seis caminhões atuando exclusivamente na ação, com atendimentos realizados em dois turnos diários, manhã e tarde, com o objetivo de reduzir a demanda acumulada nos bairros.
Nesta semana, os trabalhos foram iniciados na região sul da cidade. Na terça-feira, 7, as equipes começaram a coleta de forma simultânea nas quadras 104 Sul (ACSE 1), 106 Sul (Arse 12), 108 Sul (Arse 13), 110 Sul (Arse 14) e 112 Sul (ASR SE 15).
O engenheiro civil da Seihab, Bruno Mouzinho, explica que a força-tarefa será realizada em toda a cidade e foi iniciada pela região norte devido à alta concentração de demandas acumuladas. “Ao longo da ação, conseguimos atender integralmente 34 quadras do Plano Diretor Norte e os setores, com a retirada de todas as galhadas dispostas nas vias públicas. Agora, avançamos para outras regiões e contamos com a colaboração da população para o descarte programado, evitando novas podas neste período, o que contribui para a eficiência do serviço em toda a Capital”, destacou.
Serviço
Além dos caminhões da força-tarefa, outros 11 seguem com o cronograma permanente de coleta na cidade, atendendo demandas da comunidade. A coleta de resíduos é realizada gratuitamente pela Prefeitura de Palmas. Os moradores podem solicitar o serviço pelo telefone 3212-7417, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Após o recolhimento, o material é encaminhado para pesagem e, em seguida, levado ao Ecoponto de Galhadas, onde passa por trituração e é transformado em adubo orgânico, utilizado nos canteiros e jardins da cidade.






