A área experimental da Afya Faculdade Porto Nacional tem se tornado um espaço de aprendizagem prática para estudantes dos cursos de Agronomia e Agronegócio. Além de funcionar como laboratório-escola, o local passou a integrar um projeto piloto de produção e distribuição de alimentos cultivados a partir de experimentos, aulas práticas e atividades desenvolvidas pelos alunos.
A iniciativa reúne produtos como hortaliças, milho, abóbora e outros alimentos cultivados na própria instituição, com acompanhamento técnico dos professores. Segundo o professor Cid Tacaoca Muraishi, coordenador do projeto, a proposta surgiu a partir de uma conversa com a coordenação acadêmica e foi desenvolvida em conjunto com a equipe dos cursos.
“Esses produtos são resultado de experimentos, trabalhos práticos e atividades desenvolvidas por alunos que estão iniciando a formação. São alimentos produzidos com finalidade acadêmica, sem uso de defensivos químicos, e que agora começam a ganhar também uma função social”, explica o professor.
De acordo com Cid, o projeto ainda está em fase piloto, mas a expectativa é ampliar a iniciativa no próximo semestre, com a distribuição dos alimentos para a comunidade. Para ele, a ação reforça o papel da instituição de ensino na aproximação entre conhecimento acadêmico e sociedade.
“A academia tem um papel fundamental, que não é apenas divulgar conhecimento, mas também levar para a sociedade aquilo que está sendo produzido dentro das instituições. A ideia é que esses alimentos possam chegar à comunidade de forma mais estruturada a partir da implantação do projeto”, destaca.
Para os estudantes, a área experimental permite vivenciar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. O espaço é utilizado para montagem de experimentos, desenvolvimento de aulas práticas e acompanhamento das etapas de cultivo, desde o preparo da área até a colheita.
“Para os alunos, é uma experiência fundamental. Eles colocam em prática o que aprendem na teoria e participam diretamente da produção. Esse é o grande diferencial: são produtos cultivados pelos próprios estudantes, dentro de um ambiente de aprendizagem”, afirma Cid.
Segundo o professor, um grande número de acadêmicos participa das atividades desenvolvidas na área experimental, que abriga diferentes projetos em andamento. A proposta é fortalecer a formação prática, estimular o contato com a realidade do campo e ampliar o impacto social das ações realizadas pela Afya Porto Nacional.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 instituições de ensino superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de Medicina e 20 unidades que promovem pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, um a cada três médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq, em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 — Saúde e Bem-Estar. Mais informações em [http://www.afya.com.br](http://www.afya.com.br) e ir.afya.com.br







