Acadêmicos e professores dos cursos de Bacharelado em Biotecnologia e de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Gurupi, realizaram uma ação de extensão com estudantes do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos. A iniciativa levou atividades práticas e interativas sobre o conceito de pH, destacando sua importância em diferentes situações do cotidiano.
Desenvolvida ao longo de dois dias, a ação foi conduzida por acadêmicos extensionistas, sob a supervisão dos docentes dos cursos. A proposta proporcionou uma experiência de aprendizagem dinâmica, aproximando o conhecimento científico da realidade escolar e incentivando o diálogo entre universidade e comunidade.
Durante as atividades, os estudantes exploraram o conceito de pH por meio da análise de substâncias presentes no dia a dia, como alimentos, bebidas e produtos de limpeza. A abordagem permitiu compreender como a acidez e a alcalinidade influenciam diferentes aspectos da vida cotidiana, incluindo a qualidade da água e do solo, a conservação de alimentos e o uso seguro de produtos domésticos.
Além de ampliar o conhecimento sobre um tema presente em diversas áreas da ciência, a ação estimulou a curiosidade, o pensamento crítico e o interesse dos participantes pela pesquisa científica e pelas áreas das ciências biológicas e tecnológicas.
A atividade integra as ações de extensão desenvolvidas pela UFT com o objetivo de compartilhar o conhecimento produzido na Universidade e contribuir para a formação cidadã e científica da comunidade.







