O presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), Jerônimo Júnior, se reuniu com a equipe técnica e administrativa do órgão para a avaliação dos resultados da pasta, com o acompanhamento do que foi planejado e pactuado junto ao Plano de Trabalho com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Todas as ações realizadas pela Agência de Metrologia são pautadas conforme planejamento da equipe técnica, balizadas nas orientações do Governo do Tocantins, no sentido de promover o desenvolvimento estadual, a harmonia das relações comerciais para empresários e sociedade e, a atuação em todo o território tocantinense.
Nos cinco meses de 2024, a Agência já realizou mais de 20 mil ações metrológicas que beneficiam a sociedade. Com três frentes de atuação técnica da pasta – Instrumentos, Qualidade e Pré-Medidos, os números do balanço dos cinco meses representam a importância da pasta para a sociedade. É praticamente impossível desassociar as medidas (metrologia) da vida cotidiana: as verduras e comidas por peso, os dados da bomba de combustível, a velocidade permitida nas vias de trânsito, o consumo energético das mercadorias eletrodomésticas, as etiquetas de peso dos produtos nas gôndolas do supermercado são exemplos que comprovam a presença fundamental da metrologia nas relações de consumo. Nas relações comerciais, é por meio da medição que muitos objetos são negociados – volume, peso, medida fazem parte da rotina da sociedade. Um grande exemplo disso são os supermercados, onde quase tudo é comercializado por peso.
A reunião aconteceu na sede do órgão. Na pauta, além do acompanhamento do projetado e executado, o gestor da pasta também traçou, junto com a equipe, as metas do próximo semestre e fez questão de parabenizar os funcionários pelo empenho na execução das metas.
Em sua fala, o presidente da pasta destacou que “o trabalho da Agência de Metrologia é de suma importância para a sociedade. Temos ações rotineiras e operações especiais que acontecem no decorrer do ano e queremos, cada vez mais, ofertar serviços públicos de qualidade por meio da Metrologia Legal, promovendo a harmonia nas relações de consumo”, reforçou Jerônimo Júnior.
Ações reforçam o compromisso da pasta
O mês de maio de 2024 encerrou com o acumulado de 20.222 ações metrológicas nas áreas técnicas de Instrumentos, Qualidade, Pré-Medidos e Inspeção. Ensaios e testes laboratoriais, aferição de instrumentos medidores de velocidade, aferição de equipamentos de pesagem, fiscalização de produtos pré-medidos, verificação de produtos certificados, aferição de veículos tanque, instalação de taxímetros, entre outros, foram serviços ofertados pela Agência de Metrologia à comunidade.
“Trabalhamos nas ações de forma fiscalizatória e educativa, visando a proteção e a orientação da sociedade nas relações de consumo. Temos, também, o compromisso em orientar a sociedade consumidora, provendo assim relações comerciais mais equitativas, especialmente do ponto de vista do conhecimento e do cumprimento das legislações que balizam os empreendimentos comerciais. Destacamos que tudo isso só é possível com o nosso time de funcionários, que é engajado, participativo e comprometido com o seu trabalho”, destaca o presidente da Agência de Metrologia.
Comentários sobre este post