Este final de semana será estendido e de muita celebração carnavalesca gratuita e, acima de tudo, de exaltação à ancestralidade e à diversidade em dois equipamentos de cultura da Fundação Cultural de Palmas (FCP). No Espaço Cultural José Gomes Sobrinho já nesta sexta-feira, 13, acontece o ‘I Afroxé da Capital’; e nos sábado, 14, e domingo, 15, o ‘Fenty Ampla’. Em Taquaruçu, as atividades começam no sábado, 14, e terminam na segunda-feira, 16, sendo o Teatro de Arena Redondo da Casa da Cultura Professora Maria dos Reis o ponto de reunião dos foliões para eventos como o ‘Batuque Livre’.
Todas as atividades destes quatro dias de Carnaval de Rua envolvem tanto o apoio da FCP, com a execução de recursos de emendas parlamentares e a cessão dos dois espaços de cultura do Município, quanto, também, da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh); da Secretaria Municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Semob); e da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). São autores das emendas a deputada estadual Cláudia Lelis e o Coletivo Somos.
Espaço Cultural
A atividade inicial do Carnaval de Rua de Palmas 2026 ficará por conta do ‘I Afroxé da Capital’, nesta sexta, 13, a partir das 16 horas, no estacionamento do Espaço Cultural, com uma vasta programação que conta, dentre outras atrações, com o ‘Congos da Comunidade Quilombola Morro de São João’ e o grupo ‘Samba de Santo com a Ogã Amanda’. Para mais informações sobre o evento, basta clicar aqui.
Ainda no estacionamento do Espaço Cultural, mas nos sábado, 14, e domingo, 15, também a partir das 16 horas, acontecerá o ‘Fenty Ampla: Coletivo de Blocos de Rua de Palmas’, integrado pelos grupos ‘Amo Meu Bloco’; ‘Bloco na Doida’; ‘Bloco Brilhosa’; ‘Bloco da Fê’; e ‘Tô Pagodeira’. Os dois dias de atividades vão contar com apresentações de DJs, de baterias de blocos carnavalescos e bandas que podem ser conferidas clicando aqui.
Subindo a serra
No alto de Taquaruçu, o Redondo, da Casa da Cultura da FCP, será o epicentro das mobilizações momescas, que terão início no sábado, 14, e se estendem até segunda-feira, 16, sempre a partir das 16 horas, com cortejos de blocos de rua e outras atrações culturais. Uma delas será o ‘Batuque Livre: Axé, cor e liberdade do batuque ancestral ao brilho da diversidade’, uma exaltação à comunidade LGBTQIAPN+, à fé no Axé e aos batuques ancestrais a partir de apresentações de DJs e baterias carnavalescas e outras atrações que podem ser vistas aqui.
Para acessar as programações completas dos quatro dias de atividades é só clicar em Carnaval de Rua de Palmas 2026 – Programação de 13 a 16 de fevereiro.






