Na manhã desta sexta-feira, 6, os gestores municipais da Prefeitura de Palmas, representando a Secretaria de Ação Social e da Mulher e Defesa Civil, receberam no Jardim Taquari, sul de Palmas, o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, juntamente com a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins (Setas), Cleizenir Divina dos Santos. A recepção foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente, onde foi instalado o gabinete de crise da Prefeitura para atender às famílias afetadas com o forte vendaval do dia 8 de janeiro. Mais de 570 imóveis foram afetadas.
O secretário-executivo municipal de Ação Social, Amilson Rodrigues, destacou a importância do apoio do governo estadual direcionado aos moradores atingidos pelo fenômeno climático. “Esse apoio do governo estadual contribuiu muito para que pudéssemos estruturar as ações de assistência das famílias que mais sofreram os impactos do vendaval”, disse o gestor.
O superintendente da Defesa Civil Municipal, Pedro Ângelo Senna, explicou ao chefe do Executivo Estadual sobre o trabalho de mapeamento dos danos causados no dia 8 de janeiro e que integra a estratégia adotada pela Prefeitura de Palmas para enfrentar os impactos com o desequilíbrio climático. “Apresentamos ao governador dados sobre pessoas afetadas, imóveis impactados e o perfil desses moradores que sofreram as consequências desse desastre”, afirmou o superintendente.
Segundo o governador Wanderley Barbosa, há uma união de esforços entre o poder público estadual e municipal para atender a região.
Comitiva federal
Uma comitiva técnica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), esteve na Capital, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, em uma missão de apoio técnico e articulação de recursos federais para ações de assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução de moradias na região do Jardim Taquari.






