O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), abriu oficialmente o ano legislativo de
2026 nesta terça-feira, 3, com o anúncio de uma transformação digital na Casa: a implantação, até abril, do Sistema Eletrônico de Informação
(SEI).
Segundo o parlamentar, a meta é tornar eletrônicos 100% dos processos administrativos e legislativos, eliminando o uso de papel e garantindo transparência plena e agilidade institucional.
Durante seu discurso, Amélio Cayres também trouxe novidades aguardadas sobre o quadro de pessoal.
O presidente garantiu que 20 novos concursados serão convocados ainda neste mês de fevereiro. Além disso, firmou o compromisso de que todos os aprovados no último concurso tomarão posse até setembro deste ano.
A modernização administrativa soma-se aos investimentos na estrutura física. Cayres confirmou para maio a inauguração da ampliação da sede do
Legislativo, obra orçada em R$ 18 milhões.
O presidente ressaltou que essas medidas integram a estratégia de transparência da gestão, que já incluiu a criação da Diretoria de Acompanhamento e Divulgação das Emendas Parlamentares.
O chefe do Legislativo destacou, ainda, o fortalecimento da Escola do Legislativo, que alcançou a marca de 38 mil pessoas capacitadas em 30 cursos diferentes. Ao fazer um balanço dos últimos três anos, o presidente comemorou os resultados e a atuação ativa em prol da população.
Harmonia entre os Poderes
A sessão solene contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho; da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Prefeitura de Palmas.
Ao agradecer aos servidores e autoridades, Cayres enfatizou que a harmonia entre os Poderes e as instituições é o pilar que permite projetar um 2026 ainda mais produtivo, consolidando a Assembleia como um Poder cada vez mais presente na vida dos cidadãos.







