A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Centro de Valorização à Saúde e Segurança do Servidor (CVS), realizou, nesta quinta-feira, 29, uma ação de conscientização sobre a hanseníase. A iniciativa abordou medidas de prevenção, os principais sinais e sintomas da doença, além dos cuidados necessários durante o tratamento, e contou com a participação do enfermeiro Wendy Delgado.
A programação incluiu ainda uma palestra ministrada pela psicóloga Cristina Vasconcelos, que destacou a importância dos cuidados com a saúde mental, enfatizando práticas de autocuidado e estratégias de prevenção de adoecimentos emocionais.
O superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor, Euclides Correia, reforçou a importância de discutir o tema. “Esta campanha é fundamental para reforçar que a saúde mental deve ser prioridade durante todo o ano. A Seciju está de parabéns pela iniciativa, que promove reflexão, conscientização e cuidado com as pessoas. Como gestores e servidores públicos, temos o dever de incentivar ambientes de trabalho mais humano, pois isso reflete diretamente na qualidade do serviço prestado à população”, afirmou.
A coordenadora do CVS, Isabella Novaes, explicou o valor da iniciativa. “O CVS tem como intuito a promoção e a prevenção da saúde. É muito difícil as pessoas compreenderem que precisam de cuidado em saúde mental, pois muitas não entendem que estão adoecidas. No ambiente de trabalho, ainda ocorre preconceito por parte de alguns colegas em relação a isso. Falar sobre hanseníase também é abordar um tema que carrega um estigma histórico e que ainda persiste, como vimos na palestra”, comentou.
A servidora Waldenia Silva, que participou da ação, destacou a satisfação em se sentir acolhida pela temática abordada. “Participar do evento do Janeiro Branco, promovido pela Seciju, é um momento muito importante enquanto servidora pública. Cuidar da nossa saúde é essencial, não apenas para a nossa vida pessoal, mas também para que possamos desempenhar nosso trabalho com mais equilíbrio”, pontuou.
Iniciativas como essa reforçam o compromisso da Seciju com a promoção da saúde integral de seus servidores, ao abordar temas essenciais como a prevenção da hanseníase e o cuidado com a saúde mental. A ação contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais consciente, acolhedor e alinhado às políticas de valorização do servidor público. A atividade também contou com a presença de parceiros, que realizaram aferição de pressão arterial. Ao final da ação, houve sorteio de brindes entre os participantes da palestra.





