Com a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 nesta quinta-feira (29/1), os estudantes aprovados correm para estar em dia com os documentos exigidos para se matricular em uma universidade. Entre eles, está a comprovação de quitação com as obrigações eleitorais: o Título de Eleitor. O Metrópoles te ensina o passo a passo para emiti-lo.
O resultado indiviual do Sisu foi compartilhado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Com a informação, o estudante pode conferir se está selecionado para as vagas disponíveis na chamada regular e, assim, deve realizar a matrícula no período indicado pela instituição.
O sistema do Portal Aceso Único expõe a melhor classificação do candidato entre as possibilidades de concorrência para cada curso, o que o ajuda a decidir sobre a lista de espera. Candidatos não selecionados que queiram participar da lista de espera devem manifestar interesse também até 2 de fevereiro, pelo Portal.
Como tirar o Título de Eleitor
É preciso fazer o alistamento na Justiça Eleitoral. Essa operação pode ser solicitada pelo Autoatendimento Eleitoral – Título Net, sistema disponível nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais, ou presencialmente em uma unidade de atendimento da zona eleitoral responsável pelo município de domicílio eleitoral (onde a pessoa deseja votar).
- O atendimento presencial pode exigir o agendamento. Verifique no site do se o cartório eleitoral do atendimento faz essa exigência e o procedimento para o agendamento.
- Para fazer a solicitação são necessários os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (frente e verso, quando for o caso).
- Comprovante de vínculo com o município (vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município).
- Comprovante de pagamento de débito (quando houver débito com a Justiça Eleitoral).
- Comprovante de quitação militar (somente é obrigatório às pessoas do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade).
Quitação eleitoral
O estudante maior de 18 anos, que é obrigado a votar, pode emitir a certidão de quitação eleitoral por meio do Autoatendimento Eleitoral na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.
É possível acessar o Autoatendimento Eleitoral – TítuloNet entrando na página do Tribunal. No menu dsuperior do portal, selecione a aba “Serviços”.
Após entrar em “Serviços”, clique em “Certidões”, onde será possível emitir:
- Certidão de Quitação Eleitoral;
- Certidão de Crimes Eleitorais;
- Certidão Negativa de Alistamento;
- Carta Convocação de Mesários;
- Validação de título impresso, certidões e declarações.
No campo de “Serviços”, é necessário que o candidato clique na opção “Certidão de Quitação Eleitoral”. Nesta área, o estudante precisará preencher os dados de autenticação com o nome, o número do título de eleitor ou o CPF, a data de nascimento e os nomes da mãe e do pai e assim, o documentoé emitido.
Se o estudante optar por emitir esta certidão por meio do E-Título, o processo muda. No caso, basta entrar no aplicativo da Justiça Eleitoral e selecionar “Mais opções”.
Após isso, o item “Certidão de Quitação Eleitoral” aparece como primeiro artifício de acesso. Depois de clicar nesta opção, o documento abrirá imediatamente, se não houver impedimento. Ou seja, se não existir alguma pendência da eleitora ou do eleitor com a Justiça Eleitoral.
Para emitir a certidão pelo aplicativo, não é necessário ter a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. Assim, qualquer eleitor cadastrado pode acessar o serviço.
Como ver o resultado do Sisu?
Para consultar a lista dos selecionados, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com sua conta gov.br.
Na página é possível confirmar se foi selecionado ou não para uma das duas escolhas feitas no momento da inscrição.





