Com o objetivo de promover espaços de escuta, acolhimento e reflexão, valorizando o cuidado com quem cuida, o Hospital Regional de Miracema realizou nesta sexta-feira, 16, uma Blitz Educativa, “Ouça Você por Inteiro”.
A ação ocorreu setores do hospital, por meio de rodas de conversa interventivas.
A ação promovida pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) foi realizada diretamente nos setores da unidade hospitalar para facilitar a participação e alcançar o maior número possível de servidores, respeitando a rotina de trabalho das equipes.
O psicólogo, Gusthavo Gomes, um dos servidores do NASST e responsável pela ação, destacou que “a iniciativa reforça a importância do autocuidado e da atenção à saúde mental, lembrando que quem cuida do outro também precisa se olhar e se cuidar, não apenas em janeiro, mas ao longo de todo o ano”, reforça o profissional.
Durante as rodas de conversas, foram abordados temas como o cuidado com a saúde mental, o autoconhecimento e a prevenção do adoecimento emocional, além do reconhecimento de sinais de estresse, ansiedade e sobrecarga.
O momento também possibilitou troca de experiências e acolhimento das vivências no ambiente hospitalar.
A enfermeira, Ana Carolina Pequeno, elogiou a iniciativa. “Esse momento foi muito importante para nós. No dia a dia da enfermagem, cuidamos de pessoas o tempo todo e, muitas vezes, acabamos nos deixando de lado. Participar dessa ação reforça o quanto a nossa saúde também precisa ser valorizada. Fico muito feliz em poder fazer parte dessa iniciativa”.
“Sabemos que o ambiente hospitalar exige técnica, empatia, resiliência e equilíbrio emocional, por isso, olhar para quem cuida é uma prioridade da gestão. Por meio dos nossos psicólogos e da nossa equipe multiprofissional, essas ações promovem acolhimento, escuta, orientação e fortalecimento emocional reforçando para cada um dos nossos servidores que eles não estão sozinhos”, destacou a Diretora do Hospital Regional de Miracema, Penha Bandeira.

A roda de conversa foi realizada diretamente nos setores para facilitar a participação dos servidores – Divulgação SES-TO






