Uma criança, que ainda não foi identificada, teria sido arrastada pela enxurrada e desaparecido após uma casa desabar, em Rio Bananal (ES), em decorrência da chuva forte. Segundo a Defesa Civil, o município registrou 310 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas.
A residência que desabou ficava na região da Lagoa Jesuína. Dois adultos foram resgatados, mas a criança segue desaparecida. Equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local. Vídeo que circula nas redes sociais mostra o volume da enxurrada.
Militares do Centro de Resposta em Desastres (Cerd) também atuam nas buscas, com apoio de um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar.
Na manhã desta quarta (21/1), a Defesa Civil emitiu um novo alerta por SMS para moradores do estado, informando sobre a manutenção das condições chuvosas ao longo do dia. A previsão é céu nublado e chuvas persistentes, de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios, trovoadas e ventos intensos em todo o estado.
Alerta máximo
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado está sob alerta máximo para chuvas. Foram registrados deslizamentos de terra, ruas e pastos alagados, árvores e postes caídos em várias cidades.
Por meio das redes sociais, a prefeitura de Rio Bananal informou que está “totalmente mobilizada, com equipes e maquinários de prontidão para atender a população.”
Em alguns municípios, as chuvas chegaram a um patamar superior a 100 mm em menos de 24 horas. Veja a lista (atualizado às 7h):
- Rio Bananal: 310 mm
- Linhares: 301 mm
- Sooretama: 179 mm
- Ibitirama: 165 mm
- Afonso Cláudio: 125 mm
- Aracruz: 125 mm
- Santa Maria de Jetibá: 116 mm
- Divino de São Lourenço: 114 mm
- Boa Esperança: 99 mm
- Anchieta: 96 mm
- Vila Velha: 96 mm
- Venda Nova do Imigrante: 94 mm
- Governador Lindenberg: 91 mm.







