O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSol-SP), retomará as viagens pelo país a partir da próxima semana para divulgar as ações do governo federal, por meio do programa Governo na Rua. A iniciativa é a principal aposta da pasta para aproximar o governo Lula da população das periferias do país.
O cronograma prevê viagens a 26 capitais em um período de seis meses. O programa foi lançado no fim do ano passado e já teve edições no Sol Nascente (DF) e na favela de Heliópolis, em São Paulo.
Agora, o ministro retomará as agendas no próximo dia 23, com uma visita a Macapá (AP). No fim de semana seguinte, ele estará em Porto Alegre (RS). Os meses de março, abril e maio serão mais intensos, com cinco a seis viagens previstas em cada um.
Veja o cronograma:
Janeiro
- Macapá (AP)
- Porto Alegre (RS)
Fevereiro
- Campo Grande (MS)
- Cuiabá (MT)
- Palmas (TO)
- Teresina (PI)
Março
- Goiânia (GO)
- Vitória (ES)
- Natal (RN)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Belém (PA)
Abril
- Florianópolis (SC)
- Curitiba (PR)
- Porto Velho (RO)
- Rio Branco (AC)
- São Luís (MA)
Maio
- Aracaju (SE)
- Maceió (AL)
- Fortaleza (CE)
- Salvador (BA)
- João Pessoa (PB)
- Recife (PE)
Junho
- Boa Vista (RR)
- Manaus (AM)
- Belo Horizonte (MG)
- São Paulo (SP)
Programa
O Governo na Rua tem o objetivo de levar serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, emprego, renda, entre outros, à população, além de facilitar o acesso a programas do governo federal. A iniciativa é chefiada pela Secretaria-Geral e conta com a parceria de outras pastas na Esplanada.
Por meio da ação, é possível, por exemplo, ter acesso a serviços ofertados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pela Caixa Econômica Federal. Os eventos são sempre realizados em regiões populares.
O ministro pretende percorrer todas as capitais do país até o fim de junho, pois, a partir de julho, tem início o período do defeso eleitoral, que veda ações de publicidade institucional.






