Marcelo Rodrigues/Governo do Tocantins
A pré-estreia do curta-metragem “O Match” foi realizada nesta quarta-feira, 17, no Cine Sesc, em Palmas. A obra foi viabilizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Edital Projetos Culturais – Região Palmas nº 22/2024, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB Tocantins).
O Match é um curta-metragem de ficção, com elementos de suspense, ambientado durante o período da pandemia da Covid-19. A narrativa acompanha Alice, personagem principal que, em meio ao isolamento social, se vê confinada em casa e decide baixar um aplicativo de relacionamento em busca de interação. Com o desenrolar da história, ela percebe que a pessoa com quem conversa se revela um stalker, dando início aos conflitos centrais do filme.
A diretora e roteirista do curta, Gabriela Maia, explica que a ideia da produção surgiu a partir do próprio roteiro. “Escrevi o texto durante a pandemia. Naquele período, fiz um curso de roteiro pelo Sesc, com a Cláudia Lage, e foi nesse processo que desenvolvi a história”, relembrou.
Segundo Gabriela, a produção do curta-metragem durou quatro dias e foi gravada, em grande parte, dentro da própria casa, como forma de facilitar o processo. “Trabalhamos em equipe, entre amigos, o que tornou o processo mais viável”, pontuou.
PNAB
A diretora também destacou a importância dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc para a realização do projeto. “A PNAB foi essencial para que eu conseguisse tirar o roteiro do papel. Ele estava parado desde a pandemia e, sem esse incentivo, não seria possível produzir. O cinema tocantinense está em crescimento, com profissionais qualificados, e as leis de incentivo são fundamentais para que possamos continuar trabalhando”, afirmou.
Atualmente, o curta-metragem ainda não pode ser exibido ao público em geral, pois está inscrito em festivais e precisa atender ao critério de ineditismo exigido por grande parte das mostras. “A maioria dos festivais solicita que o filme seja inédito. Espero que, em breve, possamos exibi-lo para o público”, concluiu a diretora.
Sobre a proponente
Gabriela Maia, 35 anos, é escritora, roteirista, continuísta, diretora e produtora cultural. É autora de dois livros: ‘Fora de Controle’ e ‘Sob Controle’. Também escreveu roteiros para publicidade e foi apresentadora do podcast ‘Só um Videozinho’.
A cineasta iniciou sua trajetória no cinema em 2023, atuando como vídeo assistente no longa-metragem ‘Entramas’, de Justino Vetore. Em seguida, integrou a equipe do curta-documentário Mulheres de Luta, como assistente de câmera, e do longa Apoio Cultural, de Juliane Almeida, na mesma função.
Contemplada pela PNAB do Estado no final de 2024, Gabriela iniciou, em março, a produção de ‘O Match’. Especializou-se na área de continuidade, com trabalhos nos longas ‘O Julgamento de Arlete’, de Cláudia Roberta; ‘Circo dos Sonhos’, de Nival Correia; e ‘Sobre Dores e Dores’, de Kaká Nogueira e Bell Gama.






