O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aplica até esta sexta-feira, 5, as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto) 2025. A iniciativa tem como finalidade identificar e monitorar a qualidade da educação oferecida pelas redes municipais de ensino aos estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A avaliação busca produzir informações consistentes sobre as aprendizagens dos alunos e os dados gerados permitirão a construção de indicadores educacionais que apoiarão o acompanhamento das políticas públicas e o fortalecimento das práticas pedagógicas nas redes de ensino. Ao todo estão sendo avaliadas 38.890 estudantes de 639 escolas municipais de todo o território tocantinense, sendo 21.156 do 2º ano e 18.734 do 5º.
Na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, localizada no distrito de Taquaruçu, as provas foram aplicadas na manhã desta terça-feira, 2. A diretora Maria Aparecida Saraiva explica que a prova do Saeto é importante, pois é a partir dela que são traçadas estratégias para o crescimento pedagógico da unidade. “Com a avaliação nós identificamos as habilidades que nossos alunos já aprenderam e as quais ainda não aprenderam e a partir daí nossos professores podem planejar maneiras de melhorar o aprendizado”, completou.
O professor Língua Portuguesa Wanclay Soares destaca que a avaliação é essencial para o diagnóstico. “Nós temos a nossa matriz curricular e muitas vezes, dentro da sala de aula, não conseguimos ter esse prognóstico, principalmente só com as avaliações internas. E quando vem o Saeto para avaliar e ver o nível de estudo dos alunos, conseguimos um diagnóstico preciso de como podemos lidar com essas habilidades que não foram alcançadas”, afirmou.
Para a estudante do 5º ano, Ana Luisa Moraes, a prova é importante para avaliar o que aprendeu durante o semestre. “Em casa eu me preparei com os cadernos, vendo minhas anotações, e também usei o livro da escola. Antes da prova eu li bastante pra conseguir entender os exercícios e na sala de aula os professores passavam várias atividades”, compartilhou.
A estudante Helena Rufo, de 11 anos, revela que estava um pouco nervosa, mas que conseguiu realizar a avaliação com tranquilidade. “Estava ansiosa e um pouco nervosa, mas acabou que consegui fazer tudo e até achei fácil, pois estudei bastante, fiz revisões, leituras e muitas atividades. Eu acho que a prova é importante pra gente saber como estamos nos saindo nos estudos”, observou.
O estudante João Victhor Guimarães Barros, de 10 anos, comenta que estava ansioso para a prova. “Espero ter tirado uma nota muito boa, me preparei bastante, copiei tudo que passavam no quadro, prestei muita atenção nas explicações e estudei muito, porque é uma prova muito importante para nós e para a escola”, pontuou.
Os alunos do 5º ano também respondem um Questionário Contextual, enquanto as famílias dos estudantes do 2º ano participam do processo por meio do Questionário Familiar, contribuindo para uma compreensão mais ampla das condições e fatores que influenciam a aprendizagem.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Maria Aparecida Saraiva, diretora da Escola Crispim Pereira Alencar – Seduc/Governo do Tocantins
Professor Língua Portuguesa Wanclay Soares – Seduc/Governo do Tocantins
Ana Luisa Moraes e Helena Rufo, estudantes do 5º ano da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar – Seduc/Governo do Tocantins
O estudante João Victhor Guimarães Barros, de 10 anos, comenta que estava ansioso para a prova – Seduc/Governo do Tocantins







