O São Paulo sofreu sua pior derrota da temporada nesta quinta-feira (27/11), no Maracanã, na goleada por 6 x 0 diante do Fluminense, pela 36ª rodada do Brasileirão. Após a partida, o volante Luiz Gustavo fez forte desabafo e declarou que os responsáveis pela equipe precisam “dar as caras” para mudar o patamar do Tricolor paulista.
“Pedimos desculpas à torcida, por todos, mas uma coisa é certa: está na hora do São Paulo começar a colocar as caras quem tem que colocar e assumir responsabilidades para que esse clube volte a ser alguma coisa grande no futebol”, disse Luiz Gustavo em entrevista ao final do jogo.
Veja o momento do desabafo:
“Eu sou um cara que desde que nasci aprendi a ser honesto. Nada é por acaso, o dia de hoje não é por acaso. O São Paulo é uma instituição que eu aprendi a amar e a respeitar, mas infelizmente a gente tem que começar a expor algumas situações“, iniciou o volante do São Paulo.
A derrota no Maracanã foi a pior da história do São Paulo nos últimos 24 anos. Antes do 6 x 0 para o Fluminense, o maior placar sofrido pelo Tricolor havia sido em novembro de 2001, quando perdeu para o Vasco por 7 x 1, em São Januário.
“As pessoas que tem que começar a assumir algumas situações, a culpa é nossa, nós jogadores que fizemos merd* aqui hoje. Mas acho que esse clube merece de uma vez por todas ter um plano claro, do que fazer do início ao fim de uma temporada”, finalizou Luiz Gustavo.
Resposta da diretoria
Rui Costa, executivo de futebol da equipe respondeu às críticas de Luiz Gustavo e concordou que nada justifica a larga derrota sofrida no Maracanã.
Veja a declaração de Rui Costa na íntegra:
“Ele (Luiz) tem razão no sentido de mostrar a indignação, só essa razão eu dou a ele. Depois de um resultado vexatório, ele manifestou sua indignação. É difícil um atleta com a história dele aceitar isso, no vestiário ele falou disso, que ficarão marcados. Então no calor da emoção ele falou isso. Somos todos responsáveis, não é hora de apontar o dedo, todos são responsáveis. Agora é atuar com racionalidade para intervir. Não há nada que justifique o resultado de hoje, temos que pedir desculpa ao torcedor e trabalhar para melhorar. Nós temos certamente que pensar, não mantivemos um bom nível de performance, depois de um resultado desse ainda fica mais difícil de justificar algo. A partir da identificação do que nos trouxe a esse ponto é que vamos planejar 2026. Começamos a trabalhar, coisas que não vou revelar aqui, mas já começou sim o planejamento e temos que fazer intervenções possíveis.”
Com o resultado desta quinta-feira (27/11), o Fluminense ultrapassou o Botafogo e agora está na 5ª colocação, com 58 pontos conquistados. Porém, o Alvinegro entrará em campo ainda nesta rodada, no domingo (30/11). O São Paulo está em 8º, com 48.







