A Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizou nesta terça-feira, 25, a solenidade de conclusão semestral das atividades do Programa no município de Palmas. O evento, realizado na Catedral da Igreja Universal, marcou um resultado histórico para o Tocantins: 500 mil atendimentos realizados pelo PROERD em todo o Estado.
A formatura reuniu 564 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de quatro escolas da capital – Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, Escola Municipal Maria Verônica Alves de Sousa e Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares. Além dos formandos, o evento contou com a presença de instrutores Proerd, representantes da PMTO, autoridades convidadas e parceiros do programa.
O PROERD atua no Brasil desde 1992, adaptado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro a partir do programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Fruto da parceria entre profissionais da psicologia, psiquiatria, pedagogia e policiais, o programa tem como objetivo desenvolver estratégias eficazes de prevenção e ajudar crianças e adolescentes a dizer não às drogas e à violência.
Presente em todos os estados brasileiros e em mais de 50 países, o PROERD tem ampliado seus atendimentos ao longo dos anos. No Tocantins, foi implantado em 2002 e, em 23 anos de atuação, alcançou todos os municípios tocantinenses, totalizando aproximadamente 500 mil atendimentos a crianças, adolescentes e suas famílias por meio de seus diversos currículos.
Durante a solenidade, o mascote Leão Daren animou os presentes, acompanhado pelos instrutores Tenente Flávia Ribeiro da Silva, Tenente Maria dos Reis Costa Sousa Lopes, Sargento Daniel Alves Pereira e Soldado Samanta da Silva Nepunuceno. O ponto alto da cerimônia foi o Compromisso PROERD, conduzido pelo formando Victor Hugo de Sousa Lopes, da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais, onde os alunos firmaram publicamente o compromisso de se manterem longe das drogas e da violência.
Houve também o reconhecimento das redações destaque, elaboradas pelos alunos enfatizando o que aprenderam em sala de aula. Os estudantes autores das melhores redações, selecionadas pelos instrutores e professores, receberam brindes e certificados em nome de suas turmas.
A formatura contou com a presença de autoridades incluindo o Chefe do Estado-Maior da PMTO, Coronel Flávio Santos Brito; o Diretor de Programas Sociais da PMTO, Tenente Coronel João Leyde de Souza Nascimento; o Comandante do 6º Batalhão (6º BPM) Tenente Coronel Addson Acácio Pimentel; o Subcomandante do 1º Batalhão (1º BPM), Major Jair Morais Ribeiro Júnior; o Secretário Estadual de Educação, a Secretária Municipal de Educação de Palmas, Anice de Souza Moura, e outras autoridades civis e militares.
Para o Coronel Flávio Santos Brito, O PROERD é o pilar preventivo que constrói um futuro longe das drogas e da violência. “ A formatura de mais uma turma do PROERD é um momento histórico para o Tocantins, pois alcançamos a marca de mais de meio milhão de pessoas atendidas desde o início do Programa, em 2002. Com este marco, a Polícia Militar reafirma seu compromisso inabalável com a segurança da comunidade tocantinense, especialmente com a proteção e o futuro das nossas crianças e adolescentes, que merecem toda a atenção e cuidado,” declarou o Chefe do Estado-Maior da PMTO.
Revisão Textual: Cleiber Levy







