A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu na manhã desta quarta-feira, 19, uma live especial do programa #TONoEnem, para orientar os estudantes que estão cursando o 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é acompanhar esses alunos para que eles se sintam confiantes. Atualmente são 15.675 alunos que estão concluindo o ensino fundamental na rede estadual de ensino e que em 2026 vão iniciar o ensino médio. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, promove o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), responsável por cuidar da escola e do aluno em todos os aspectos.
A live está disponível no canal do Centro de Mídias Educacionais do Tocantins no You Tube.
Janeide Pereira, gerente de Apoio Juvenil da Seduc, ressaltou que no ensino médio a escola foca no protagonismo juvenil. “Os estudantes devem pensar em ser sujeitos de transformação e participar, de forma ativa, do Grêmio Estudantil e das atividades da escola. Somente vocês, jovens, podem exercer esse protagonismo”, esclareceu.
Fabricia Neli Johann Martins, gerente do Ensino Fundamental, ressaltou a importância dessa mobilização. “A transição entre etapas consiste no conjunto de experiência e mudanças de progressão na vida escolar. Esse período requer acolhida, adaptação, interação e ações pedagógicas para evitar a fragmentação e as dificuldades de aprendizagem e socioemocionais para o ano seguinte”, afirmou.
Os estudantes que vão para o ensino médio passam a estudar numa escola diferente, com componentes curriculares como Filosofia, Sociologia. Eles também contarão com mais cálculos em Matemática e em Física, terão mais foco nas redações e conhecerão as Eletivas e como desenvolver o seu Projeto de Vida.
A diretora Josely Araújo Quixabeira, da Escola Estadual Liberdade, em Palmas, contou que na sua instituição de ensino são três turmas do 9º ano do ensino fundamental. “Estamos promovendo rodas de conversas com as equipes multiprofissionais para orientá-los e esclarecer melhor sobre esse período de transição”, explicou.
A estudante Franciele Pereira de Sousa, 13 anos, da Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins, está na expectativa para entrar no ensino médio. “Eu estou tranquila e confiante porque temos uma equipe capacitada para nos orientar na escola de forma acolhedora”, contou.
Documento
A Secretaria da Educação também publicou um documento de orientação para as escolas, com propostas envolvendo aspectos pedagógicos e biopsicossociais para orientar e apoiar as equipes escolares visando melhorar os indicadores de aprendizagem e reduzir a evasão nas turmas das primeiras séries do Ensino Médio, bem como auxiliar os estudantes com dicas e técnicas para lidar com as ansiedades, inseguranças e sentimentos relacionados ao momento de mudanças.






