Embora alguns setores, como o de turismo e de eventos, se beneficiem com os feriados prolongados, outros ramos podem ser os mais prejudicados.
Para além da folga no trabalho, os feriados, principalmente os prolongados, que mudam de ano para ano, podem gerar impactos no varejo e na economia.
Com o feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, muitos comerciantes fecharão suas empresas causando um prejuízo enorme em suas finanças.
“O prolongamento aumenta ainda mais o estrago, até porque, não se resume a um dia apenas, mas, aos outros, pois, com o fechamento dos órgãos o movimento cai bastante, a cidade fica praticamente deserta”, alertou um comerciante, enquanto outro afirmava que “as contas não esperam, e nem os salários dos funcionários”.
20 DE NOVEMBRO: CELEBRAÇÃO DA CULTURA NEGRA E COMPROMISSO COM A IGUALDADE RACIAL
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi reconhecido como feriado nacional em 2023 e passou a fazer parte do calendário de todo o país. Antes disso, a data já era adotada por seis estados e mais de 1.200 municípios.
A data marca o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e destaca a importância de valorizar a história, a identidade e a cultura de um Brasil de maioria negra, como lembra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A escolha do 20 de novembro nasceu em 1971, quando jovens negros de Porto Alegre criaram o Grupo Palmares e elegeram a data da morte de Zumbi como símbolo de resistência. Desde então, o país avançou: em 2003, o ensino da história afro-brasileira tornou-se obrigatório e, em 2011, o dia ganhou reconhecimento nacional.
Em 2025, o feriado será celebrado pela segunda vez em todo o Brasil, reforçando o protagonismo da população negra e a importância de manter viva a luta por igualdade.

PROPAGANDA NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO!!!
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA E OUVIDA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.234







