A 3 Corações está reajustando em 10% os preços do café torrado e moído e em 7% os do instantâneo. A Mellita informou um aumento de 15% nos produtos. As ações começaram em 1º de setembro, de acordo com comunicados enviados a clientes pelas duas empresas. A informação foi publicada pela agência de notícias Reuters.
Em meio a problemas com a oferta no Brasil, maior exportador mundial, os preços globais do arábica subiram mais de 20% este ano, após uma alta de 70% no ano passado. Além disso, as cotações ganharam impulso após o tarifaço dos EUA contra produtos brasileiros, que obrigou os americanos a recorrerem aos estoques internos.
Esse não é o primeiro reajuste promovido pelas empresas. A 3 Corações já anunciou alta nos preços do café de 11% em janeiro e ainda de 14,3% em março. A Melitta, por sua vez, aumentou os preços em 25% em dezembro.
A reportagem procurou as empresas. A Melitta disse que não se pronuncia sobre movimentações de mercado, incluindo alterações de preço. A 3 Corações não respondeu até a publicação desta reportagem.