Novo reforço do Grêmio, Willian foi apresentado nesta terça-feira (9) e explicou o seu retorno ao futebol brasileiro.
Em 2022, o meia-atacante teve uma saída conturbada no Corinthians e voltou para Londres dizendo que nunca mais jogaria no Brasil por conta de ameaças à sua família.
“Falei que não queria mais voltar pelo que aconteceu, pelo trauma na minha família e minhas filhas, principalmente. Mas isso foi passageiro, tenho recebido muitas mensagens de carinho, principalmente direcionadas à minha família, que é quem eu mais quero que se sinta confortável aqui”, explicou Willian na entrevista coletiva.
Willian expressa felicidade em vestir camisa do Grêmio
Em seguida, Willian detalhou as questões que o levaram até Porto Alegre para assinar com o Grêmio.
“Muitas conversas com o pessoal do Grêmio, com minha família também, principalmente. Carlos Vinicius também, um grande amigo. Nas últimas semanas tem me mandado muitas mensagens e ligado, explicando como é aqui. Foram vários aspectos e questões para eu aceitar vir. Uma delas é que o Grêmio é gigante e tem um projeto muito bom pela frente”, concluiu o novo camisa 88 do Imortal.
Saída polêmica de Willian no Corinthians
Willian disse que nunca mais jogaria no Brasil após a saída do Corinthians em 2022. Na ocasião, o jogador e sua família receberam mensagens em tom de ameaça.
No ano seguinte, o meia-atacante concedeu entrevista ao site PL Brasil e reiterou a decisão.
“Eu não quero voltar para o Brasil, nunca mais. Eu já tinha esse pensamento desde antes do Corinthians. Acabou acontecendo uma situação de voltar para o clube onde eu comecei porque eu quis e o Corinthians também, mas eu já pensava em continuar até o fim na Europa. Agora, pretendo encerrar (minha carreira) aqui fora, seja na Europa, nos Estados Unidos ou outro lugar”, disse o meio-campista, na época.
Willian relembra ataques e ameaças no Brasil: ‘Estava sofrendo muito’
Carreira de Willian
William deixou o futebol brasileiro cedo, em 2007, quando foi vendido do Corinthians ao Shakthar Donetsk, da Ucrânia. Foram seis temporadas no clube ucraniano, onde conquistou o pentacampeonato da liga nacional e antiga Copa da Uefa.
Após se destacar no Shakthar, o meia-atacante teve uma passagem rápida pelo Anzhi, da Rússia, antes de iniciar sua trajetória no futebol inglês.
Na Inglaterra, defendeu o Chelsea por sete temporadas e também passou pelo Arsenal. Nos Blues, Willian venceu a Europa League, Premier League, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa.
Posteriormente, o meio-campista retornou ao Timão, onde fez 36 partidas com um gol e quatro assistências.
O jogador deixou o clube paulista em setembro de 2022, com destino ao Fulham. Depois, passou ainda pelo Olympiacos, da Grécia, retornando ao clube inglês posteriormente.
Willian acumula também convocações para a Seleção Brasileira. Ele disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018.
O meio-campista não entra em campo desde o dia 10 de maio desta temporada. A última vez foi na derrota por 3 a 1 para o Everton, pela Premier League.
No Grêmio, Willian assinou contrato até o fim de 2026 e vestirá a camisa 88.