O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, e do deputado federal Ricardo Ayres, solicitou nesta quarta-feira, 6, ao ministro dos Transportes, Renan Filho, apoio técnico e institucional para a realização de estudos de viabilidade que permitam a inclusão de trechos federais no programa de concessões de rodovias estaduais à iniciativa privada. Também participaram secretários e representantes de autarquias estaduais.
Segundo o deputado Ricardo Ayres, a medida representa um passo decisivo para a modernização da malha viária tocantinense. “Estamos retirando das costas do Governo do Estado o peso de grandes investimentos, o que permitirá ampliar o alcance das obras em rodovias que ainda não foram atendidas. Trata-se do maior programa de concessão de rodovias da história do Tocantins — um marco na modernização da infraestrutura do estado”, disse o parlamentar.
O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da parceria com o Governo Federal para ampliar os investimentos em infraestrutura e garantir a trafegabilidade em todas as regiões do Tocantins. “Nosso objetivo é modernizar a malha rodoviária do estado, atrair investimentos, gerar empregos e garantir mais segurança para quem trafega. Com o apoio do Governo Federal, poderemos dar um salto na qualidade das nossas rodovias e aplicar os recursos próprios onde mais são necessários”, afirmou.
A proposta apresentada ao Ministério dos Transportes prevê a concessão conjunta de rodovias estaduais e federais — como a BR-153 e a BR-226 — com expectativa de atrair aproximadamente R$ 3 bilhões da iniciativa privada. Com isso, o Governo do Estado poderá redirecionar recursos próprios para obras em regiões que ainda carecem de pavimentação, como os trechos entre Pindorama, Almas e a Chapada de Natividade, que atualmente não contam com orçamento suficiente.
O ministro Renan Filho sinalizou positivamente ao pleito e garantiu o apoio do Governo Federal para a construção conjunta do modelo. A parceria permitirá a inclusão de rodovias estaduais que cruzam ou acompanham as rodovias federais no programa de concessão, ampliando a viabilidade econômica e o alcance das obras.
Além disso, o ministro assegurou que será elaborado o projeto da ponte Filadélfia–Carolina, na divisa com o Maranhão, e iniciado o estudo de viabilidade para uma Parceria Público-Privada (PPP), também para a ponte entre Caseara (TO) e o Pará.
Trechos possivelmente contemplados no programa de concessão:
- Aliança a Palmas, via Brejinho de Nazaré, com duplicação de Porto Nacional a Palmas;
- Aliança a Palmas, via Paraíso, com duplicação de Paraíso a Palmas;
- Duplicação de Palmas a Miranorte;
- Duplicação de Paraíso até a divisa com o Pará e o Maranhão, via BR-153 e BR-226;
- Filadélfia à BR-153 (Araguaína);
- Caseara à BR-153;
- Palmeirante a Couto Magalhães, via Colinas do Tocantins.
Ponte JK em pauta
Durante o encontro, também foi tratada a construção da nova ponte JK, que, segundo o Ministério dos Transportes, deve ser concluída em dezembro deste ano, mantendo-se dentro do cronograma previsto. Além disso, foi discutida a situação das rodovias impactadas pela queda da antiga ponte. O governador solicitou ao ministro a continuidade da manutenção dos trechos que vêm sendo utilizados como rotas alternativas e que, atualmente, enfrentam sobrecarga de tráfego e desgaste acelerado da pista.
Presentes
Também participaram da reunião os deputados federais Alexandre Guimarães e Antônio Andrade; o deputado estadual Luciano Oliveira; o secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Thomas Jefferson; o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; e o secretário Extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior.