Wagner Moura participou, na noite desta segunda-feira (5/1), do talk show Late Night with Seth Meyers e comentou sobre a repercussão internacional de O Agente Secreto. Durante a entrevista, o ator destacou o entusiasmo dos brasileiros com a sequência de prêmios e indicações recebidas pelo longa e afirmou que o reconhecimento tem um peso especial por se tratar de uma história ligada à cultura brasileira.
Ao ser questionado sobre a recepção do filme nos Estados Unidos, Wagner ressaltou que o sucesso vai além do circuito de premiações. Segundo ele, o engajamento do público brasileiro tem um significado simbólico, após um período recente marcado por ataques à classe artística.
Seth tinha perguntado sobre como deve ser especial para Wagner fazer um filme tão pessoal sobre o Brasil e comentou também sobre como O Agente Secreto vem sendo bem recebido nos Estados Unidos. “Deve ser uma coisa tão legal as pessoas estarem recompensando um filme como este”, indagou o apresentador.
Em resposta, o ator lembrou que, entre 2018 e 2022, artistas, jornalistas e universidades foram alvos constantes de discursos populistas que tentaram transformá-los em inimigos da população e que este momento do cinema nacional é muito importante.
“Ver os brasileiros, desde o ano passado, quando um filme chamado Ainda Estou Aqui — que é outro filme fantástico, um filme brasileiro ganhou um Oscar — ver os brasileiros torcendo por esse filme e vendo esses artistas [dizendo] ‘essas pessoas nos representam como nossos’, acho que é simplesmente lindo e estou apenas feliz pelos brasileiros e pela nossa cultura”, destacou o ator.
A participação de Wagner Moura no programa de Seth Myers ocorreu um dia depois de O Agente Secreto vencer o Critics Choice Awards de Melhor Filme Internacional e antecede à cerimônia do Globo de Ouro, que será realizada no próximo domingo (11/1).







