Um voo com 121 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarca na manhã desta sexta-feira (4) no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, no Ceará.
A operação de recepção humanitária é coordenada pelo MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) em parceria com outros órgãos federais, estaduais e a OIM (Organização Internacional para as Migrações).
A ação cumpre determinação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir acolhimento digno a cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior. Desde fevereiro, mais de mil repatriados já foram recebidos em operações semelhantes.Play Video
Segundo o MDHC, a estrutura de acolhimento inclui atendimento médico e psicológico, kits de higiene pessoal, alimentação, apoio psicossocial e deslocamento terrestre para que os repatriados possam retornar às suas residências.
Além disso, há encaminhamentos para órgãos como a DPU (Defensoria Pública da União), o MRE (Ministério das Relações Exteriores), o SUS (Sistema Único de Saúde) e a rede do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Para casos que exigem atenção especializada — como pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e idosos — o atendimento é direcionado dentro do próprio ministério. A ação também conta com o apoio das Secretarias dos Direitos Humanos e de Proteção Social do governo do Ceará.
De acordo com o MDHC, o objetivo é garantir que os repatriados tenham condições básicas de saúde, segurança e reintegração social após o retorno ao país.