A companhia de logística VLI registrou em setembro seu maior volume mensal de desembarque de fertilizantes no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado no litoral de São Paulo. Foram movimentadas 285 mil toneladas de cargas de importação, provenientes de regiões como América do Norte, Oriente Médio e China.
Os produtos descarregados têm como destino polos agrícolas de Estados como Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. A empresa afirma ser responsável por cerca de 90% do transporte ferroviário nacional de insumos como enxofre, rocha fosfática e amônia.
O Tiplam integra o Corredor Sudeste da VLI, que conecta áreas produtoras do interior de Goiás, Minas Gerais e São Paulo ao litoral. Em maio deste ano, a companhia concluiu obras de ampliação do calado dos berços do terminal, permitindo a atracação de navios de maior porte.
Segundo a empresa, essa melhoria contribuiu para o recente desembarque de 72,6 mil toneladas de insumos em uma única embarcação, o maior volume já registrado em uma operação do tipo no terminal.
Além do Corredor Sudeste, a VLI também transporta fertilizantes por outros dois corredores logísticos, o Leste, que liga o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo, e o Norte, que conecta o Tocantins aos portos de São Luís (MA). Esses trechos utilizam ferrovias controladas pela companhia.