A cantora Viviane Batidão defendeu, em entrevista à CNN, a importância de iniciativas que trabalhem para que as mensagens discutidas na COP30 sejam democratizadas e alcancem o povo do Pará. Ela é uma das embaixadoras do evento que acontecerá em Belém em novembro, ao lado das paraenses Zaynara e Gaby Amarantos.
A artista contou que ouviu de Alok, outro embaixador, uma frase que tem guiado sua percepção sobre a importância de popularizar as discussões da COP quando ele deu o pontapé inicial para o evento, em novembro de 2024: “A COP precisa ser pop”. A ideia é que a classe artística use da plataforma que possui para cumprir essa missão e faça chegar em mais gente a defesa pela floresta Amazônica e a gravidade dos efeitos das mudanças climáticas.
“Para algumas pessoas [o assunto] é chato. ‘Eu não vou estar nem aqui, que se dane a geração futura’. A gente ouve falarem muito isso, pessoas ignorantes, pessoas que não têm conhecimento nenhum”, afirmou. “Quando você fala que a COP tem que ser pop, é justamente juntar essa cultura popular para falar de assunto tão importante.”
Na conversa com a CNN, Viviane Batidão se mostrou alinhada ao discurso de Alok e afirmou que, como vem do technomelody, tem propriedade para falar diretamente com o povo.
“Não venho de uma área cult, não venho de movimento alternativo dentro do meu nicho. Eu venho do povão. Tu passa aqui na rua de casa e um monte de barzinho está tocando minha música. Em tudo o que é luga, a galera tá tomando uma, está dançando no meio da rua”, declarou.
“Vou falar diretamente com essas pessoas que, às vezes, não têm esse conhecimento da importância de lutar pela Amazônia, de lutar pelo clima, de fazer a diferença para as próximas gerações para a gente manter o planeta saudável.”
Viviane Batidão é uma das atrações confirmadas no Amazônia Live, evento musical que tem como projeto evidenciar a cultura amazônica e fazer um esquenta na região para a 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30) que vai ocorrer em novembro, em Belém.
Ela sobe ao palco do Estádio Olímpico do Mangueirão no dia 20 de setembro ao lado de Ivete Sangalo.
Confira a programação do Amazônia Live
17 de setembro
- Mariah Carey
- Dona Onete
- Joelma
- Gaby Amarantos
- Zaynara
20 de setembro
- Ivete Sangalo e Viviane Batidão
- Lambateria Baile Show convida Lia Sophia