Uma tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante e ameaçada de extinção, foi avistada na manhã desta segunda-feira (8) na praia de Jacaraípe, no litoral do município da Serra, no Espírito Santo. A espécie é considerada a maior do mundo e possui poucos pontos de desova no Brasil.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o animal media impressionantes 1,55 metro de comprimento por 1,22 metro de largura de casco.
Quem avistou essa ocorrência rara e de grande importância ambiental foram moradores que estavam na faixa de areia e logo acionaram a Polícia Militar Ambiental. Ao chegar ao local, a equipe encontrou uma aglomeração ao redor da tartaruga — situação que poderia comprometer o bem-estar do animal e causar estresse.
A área foi imediatamente isolada para garantir a proteção da espécie.
Ainda de acordo com a secretaria, possivelmente a tartaruga estava buscando um local seguro para realizar sua desova, algo considerado raro no litoral brasileiro. Por isso, casos como este se tornam ainda mais significativos para a ciência e para os esforços de conservação da fauna marinha.
A guarnição orientou a população a manter distância, evitar o uso de flash fotográfico e fazer silêncio, já que tais comportamentos podem interferir no comportamento natural da espécie.