O analista político da CNN Victor Irajá avaliou que as recentes entrevistas e declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram um impacto mais negativo do que positivo às vésperas das eleições municipais de outubro.
Críticas impactaram mercados
Segundo Irajá, as críticas ostensivas de Lula ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repercutiram mal e levaram o dólar a fechar em patamares elevados, não vistos há mais de dois anos.
O analista destacou que, apesar de Lula ter intensificado sua agenda de entrevistas e falas públicas nesse período pré-eleitoral, o conteúdo dessas aparições acabou tendo um efeito contrário ao desejado.
Foco em estados-chave
Irajá ressaltou que o presidente tem se concentrado em fortalecer sua influência e a de aliados em estados considerados fundamentais, como Minas Gerais, “um swing state” nas eleições presidenciais, e a região Nordeste, onde o PT mantém um poderio político significativo.
Nesta segunda-feira (1º), por exemplo, Lula esteve na Bahia para a entrega de obras rodoviárias e anúncio de investimentos em infraestrutura e habitação.
“A corrida eleitoral começa a se consolidar de forma mais presente no dia a dia do eleitor”, afirmou Irajá, observando que lideranças como Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro já se movimentam para mobilizar suas bases visando os pleitos municipais.
Comentários sobre este post