Marcelo Rodrigues/Governo do Tocantins
Um espaço que une sustentabilidade, natureza, alegria e cultura — o Circo Os Kaco, localizado no Distrito de Taquaruçu — realizou, na manhã desta terça-feira, 9, a abertura oficial da Exposição “Mostra Circo Pra Nós!”. A programação, aberta ao público até sábado, 13, celebra os 15 anos de atuação do grupo, consolidado como referência cultural, social e ambiental no distrito.
A Mostra é viabilizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A secretária interina de Estado da Cultura, Valéria Kurovski e a presidente da comissão de editais da PNAB, Simone Moura representaram a pasta no evento. Valéria destacou a relevância do apoio contínuo às iniciativas culturais no Estado. “O Circo Os Kaco é um exemplo de como a cultura transforma territórios e vidas. Celebrar 15 anos desse trabalho é reconhecer o impacto da arte na formação, na educação e no desenvolvimento social.”
A gestora e coordenadora de projetos do Centro Cultural Circo Os Kaco, Marcela Pultrini, enfatizou que os editais da PNAB estadual possibilitaram melhorias estruturais no espaço, como rampas de acessibilidade, reforma de banheiros, aquisição de lona nova e equipamentos de segurança.
“Fomos contemplados pela PNAB em dois editais. O de infraestrutura permitiu reformar todo o espaço para garantir acessibilidade, renovar a lona, trocar equipamentos de segurança e adquirir novos materiais para as aulas. Já o edital da Mostra possibilitou celebrar os 15 anos do Circo Os Kaco, retomar nosso repertório e inaugurar a exposição fixa sobre nossa história. Esse apoio marca um novo momento, com um circo ampliado, seguro e preparado para receber mais espetáculos e eventos”, disse.
Arte, resistência e sustentabilidade
O diretor artístico e presidente da Companhia Os Kaco, Kadu Oliviê, ressaltou o significado dos 15 anos de atuação. “Quinze anos representam um trabalho consolidado. É a resistência de quem acredita ser possível viver da arte, mesmo em territórios isolados como Taquaruçu”, comentou.
Ele também destacou as ações ambientais desenvolvidas no circo desde 2010, como educação ambiental, brinquedos feitos com material reciclado, permacultura, horta, agrofloresta, sistemas de tratamento de água e bioconstrução. “Nosso espaço integra cultura, natureza e saberes ancestrais, mostrando que arte e sustentabilidade caminham juntas”, acrescentou.
O evento contou também com a presença do produtor cultural Erdilez Paiva, fundador da primeira escola de samba da capital, que contribuiu para a exposição com a doação de instrumentos, alegorias e um ‘bumba meu boi.’
Na ocasião também foi realizado um circuito guiado do espaço, que é reconhecido como ponto de cultura pelo Ministério da Cultura. A sede conta com horta, ponto de coleta de resíduos para reciclagem, lago, FusKaco, oficina, fogueira, garagem, agrofloresta, casa de barro, galpão, escritório, camarim, cozinha e espaço da exposição, que se tornará permanente para visitação.
A manhã também contou com café da manhã e apresentação do espetáculo comemorativo.
Confira a programação da mostra
Quarta-feira (10/12)
19h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos
20h – Espetáculo Kadulino, O Palhaço Corda Bamba
Quinta-feira (11/12)
19h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos
20h – Espetáculo Meu Lixo é Um Circo
Sexta-feira (12/12)
19h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos
20h – Espetáculo Circo dos Brinquedos
Sábado (13/12)
18h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos
18h30 – Vivência de Capacitação em Acessibilidade Cultural – Mônica Costa
19h – Espetáculo TaquaruCirco – Circo Social
20h – Espetáculo Encantos do Tocantins – Cia A Barraca
21h – Espetáculo IntervenCirco







