Venus Williams fará seu retorno ao US Open aos 45 anos como convidada especial para a chave principal de simples.
A participação de Williams ainda este mês a tornará a tenista mais velha a competir em simples desde Renee Richards, que tinha 47 anos quando participou em 1981, segundo a Federação Internacional de Tênis.
A ex-número 1 do mundo americana fez seu retorno ao tênis com sua primeira partida em 16 meses no DC Open em julho, onde conquistou sua primeira vitória em simples em dois anos.
Com essa vitória, Williams se tornou a jogadora mais velha a vencer uma partida de simples no circuito WTA desde que Martina Navratilova venceu na primeira rodada de Wimbledon em 2004, aos 47 anos.
No entanto, sua tentativa de obter sua primeira sequência de vitórias desde 2019 terminou com uma derrota por 6-2, 6-2 para Magdalena Frech, 24ª do ranking, na rodada seguinte do DC Open.
Ao longo de sua carreira, Williams conquistou sete títulos de Grand Slam em simples – dois deles no US Open – e 14 em duplas ao lado da irmã mais nova Serena. Ela também possui dois títulos de Grand Slam em duplas mistas conquistados em 1998.
A lenda do tênis está atualmente classificada em 654º lugar e estava listada como inativa no site da WTA até o mês passado.
Williams também participará da competição de duplas mistas do torneio, ao lado do compatriota americano Reilly Opelka.
Os organizadores do torneio anunciaram que as duplas mistas “reinventadas” deste ano acontecerão vários dias antes do início programado do torneio, o que permitiria a participação dos principais jogadores, atraindo mais fãs e permitindo que as emissoras destaquem a competição antes do início dos jogos de simples da chave principal em 24 de agosto.
E enquanto a mudança foi bem recebida por alguns jogadores, outros argumentaram que o novo formato permitiria que especialistas em duplas fossem negligenciados, com os campeões defensores Sara Errani e Andrea Vavassori chamando as alterações no torneio de “uma profunda injustiça.”
As americanas Clervie Ngounoue, Julieta Pareja, Caty McNally, Valerie Glozman e Alyssa Ahn também receberão convites para a chave principal de simples feminino do torneio, que começa na próxima segunda-feira, junto com a francesa Caroline Garcia e a australiana Talia Gibson.