Sete voos que pousariam no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, precisaram ter as rotas desviadas para outros terminais, nesta segunda-feira (28), por causa das fortes rajadas de vento.
Um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul e provocou estragos em diversas regiões, como o destelhamento de casas, falta de luz e até o desabamento de parte de uma plataforma de pesca. A operação do aeroporto é normal nesta terça-feira (29).
De acordo com a Fraport, administradora do Aeroporto Salgado Filho, o impacto nas operações começou por volta das 10h45, quando as rajadas chegaram a 60 km/h.Play Video
Em seguida, ocorreu uma situação descrita como “windshear”, uma variação rápida na velocidade e direção do vento em uma curta distância. Este cenário fez com que alguns pilotos optassem por não prosseguir com o pouso, visando a segurança operacional. Entre os sete voos impactados, quatro das companhias aéreas Azul, GOL e Latam precisaram alternar as rotas para outros aeroportos.
Um dos voos impactados foi o G3 1720, da empresa aérea GOL. O avião saiu de Brasília com destino à capital gaúcha. Imagens do canal do YouTube Câmera Aeroporto Porto Alegre BrAmigos registraram o momento em que a aeronave arremete o pouso, por volta das 11h30.
É possível ver o avião balançando em função das rajadas de vento antes do piloto executar a manobra de segurança.
Por meio de nota, a GOL informou que a aeronave alternou a rota para Florianópolis. Na capital catarinense, o avião foi reabastecido e retornou para Porto Alegre, sem intercorrências.
Ciclone: ventos devastadores diminuem hoje, mas risco de ressaca permanece
O ciclone extratropical deve se manter na costa Sul do Brasil no decorrer desta terça-feira (29). Segundo o Climatempo, apesar de enfraquecido, o fenômeno ainda provocará rajadas de vento moderadas a fortes no litoral do Sul e Sudeste do país.
As rajadas de vento devem chegar até 51 km/h e 70 km por hora nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no litoral norte gaúcho e sul catarinense, no litoral norte de São Paulo, e em todo o litoral do estado do Rio de Janeiro.