As vendas varejistas brasileiras recuaram 1% em junho sobre o mês anterior, infirmou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14).
Segundo o instituto, no primeiro semestre deste ano, o varejo acumula alta de 5,2% em relação ao mesmo período de 2023, abaixo do acumulado até maio (5,5%).
A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 0,20% na comparação mensal e de avanço de 5,50% sobre um ano antes.
O resultado foi puxado, principalmente, pelo segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%). Além disso, outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,9%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%) também tiveram desempenho negativo.
Por outro lado, Combustíveis e lubrificantes (0,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,2%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,8%) e Móveis e eletrodomésticos (2,6%) cresceram de maio para junho.Playvolume
00:00/00:00TruvidfullScreen