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Vendas no varejo do Brasil recuam 0,4% em novembro, diz IBGE

As vendas subiram 4,7% sobre um ano antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9).

CNN por CNN
09/01/2025
em Economia
Tempo de leitura: 3 minutos
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Desde frete grátis a pontos que podem ser trocados por produtos, o varejo têm realizado diversas estratégias para aumentar suas vendas e conquistar o público
Jackyenjoyphotography / via Getty Images

Desde frete grátis a pontos que podem ser trocados por produtos, o varejo têm realizado diversas estratégias para aumentar suas vendas e conquistar o público Jackyenjoyphotography / via Getty Images

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As vendas no varejo brasileiro recuaram 0,4% em novembro na comparação com o mês anterior e subiram 4,7% sobre ante o mesmo mês de 2023, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9).

O resultado é pior do que a expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,2%. Em outubro, o indicador teve variação positiva de 0,4%.

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O varejo teve um ano de 2024 amplamente positivo, com retrações apenas em três meses, embora com ganhos baixos em alguns momentos. No acumulado de 2024, as vendas avançaram 5,0%, enquanto no acumulado nos últimos 12 meses alta é de 4,6%.

Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, explica que os resultados de novembro apontam para um cenário de estabilidade no varejo.

“O resultado de novembro representa estabilidade pelo segundo mês consecutivo. Vale destacar que, dos últimos cinco meses, os resultados positivos de julho (0,6%) e de setembro (0,6%) foram os únicos a apresentar variação fora da faixa de -0,5% a +0,5%”, destaca.Play Video

Das oito atividades pesquisadas, cinco registraram queda em novembro, entre elas:

  • Móveis e eletrodomésticos (-2,8%);
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-2,2%);
  • Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%);
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%);
  • Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%).

Santos destaca que setor de móveis e eletrodomésticos teve a maior queda em novembro, sendo a terceira nos últimos quatro meses e acontece após forte alta em outubro (7,8%) ligada à antecipação de promoções relacionadas à Black Friday.

Santos ponderou que a queda da venda de móveis e eletrodomésticos veio após uma alta intensa em outubro, que ele atribuiu à antecipação de promoções relacionadas à Black Friday.

Os demais três grupos que fazem parte do levantamento do IBGE tiveram variações positivas em novembro ante outubro, são eles:

  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%);
  • Combustíveis e lubrificantes (1,5%);
  • Tecidos, vestuário e calçados (1,4%);

No comércio varejista ampliado, o volume de vendas caiu 1,8% na passagem de outubro para novembro, sendo as variações majoritariamente positivas:

  • Veículos, motos, partes e peças (12,2%)
  • Material de construção (4,8%)
  • Atacado especializado de produtos alimentícios, bebidas e fumo (-7%)

No comparativo com novembro de 2023, o varejo avançou 4,7%, com cinco das oito atividades com variações positivas.

Crescimento foi puxada pelo grupos de Artigos farmacêuticos (10,2%), Tecidos, vestuário e calçados (8,0%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%) e Combustíveis e lubrificantes (1,7%).

Entre as atividades que recuaram estão Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-10,6%). Já o setor de Móveis e eletrodomésticos, por sua vez, mostrou estabilidade (0,0%).

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