A manifestação “Acorda Brasil” convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reuniu cerca de 18 mil pessoas, nesse domingo (25/1), na Praça do Cruzeiro, em Brasília (DF). A estimativa foi feita pelo Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a ONG More in Common.
O ato foi o encerramento da “Caminhada da liberdade”, que saiu de Minas Gerais com o destino final na capital federal.
Com a margem de erro de 12%, o cálculo apresenta, em momento de pico, um público que variou entre 15,8 mil e 20,1 mil participantes.
A contagem foi feita por meio de fotos aéreas que foram analisadas por softwares de Inteligência Artificial. Foram feitos 24 registros em dois horários diferentes, às 10h45 e às 15h15. Do total das imagens, sete são do maior pico, às 15h15, e foram a base do cáculo.
Caminhada
A caminhada organizada por Nikolas durou 6 dias e teve inicio em Paracatu, Minas Gerais, no dia 19 de janeiro e se encerra neste domingo, em Brasília. Ao longo dos dias, diversos apoiadores do deputado e da direita brasileira aderiram ao movimento, inclusive autoridades públicas.
A peregrinação chegou ao fim sob fortes chuvas e um raio chegou a atingir a região em que os manifestantes que esperavam pelo deputado estavam aglomerados. Mais de 30 pessoas foram atendidas e encaminhadas a hospitais.






