terça-feira, 4 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Veja as mudanças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, publicada nesta quinta

Legislação regulamenta a organização da educação em instituições particulares e públicas, com base nos aspectos da Constituição

por Da Redação
03/08/2024
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

O governo federal publicou nesta quinta-feira (1º) a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que regulamenta a organização da educação com base nos aspectos da Constituição. Entre as mudanças, está a nova carga horária para o ensino fundamental, que passará a ser de 800 horas, e de 1.000 horas para o ensino médio.As novas diretrizes foram publicadas no Diário Oficial da União, com dois vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda a respeito da carga horária, ela deverá ser distribuída por, no mínimo, 200 dias letivos, sem levar em conta o tempo reservado para os exames finais. A publicação também estabelece que a carga mínima anual será ampliada de forma progressiva para 1.400 horas, considerando os prazos e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação.

ARTIGOSRELACIONADOS

No dia 30 de julho foi realizada uma transmissão ao vivo para orientar os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) sobre o novo fluxo eletrônico do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC-PCCTAE), implantado no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Durante a live, foram apresentados o passo a passo para submissão dos processos, as orientações para elaboração do memorial e os procedimentos previstos na nova regulamentação. A programação também contou com um espaço para perguntas e respostas, permitindo o esclarecimento das principais dúvidas dos servidores. A gravação da transmissão está disponível no canal oficial da UFT no YouTube. Trabalho conjunto A disponibilização do sistema é resultado de um esforço conjunto da Gestão Superior da UFT, da Comissão Interna de Supervisão (CIS), do Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAD) e da Comissão de Reconhecimento de Saberes e Competências (CRSC-PCCTAE). Nas últimas semanas, as equipes atuaram na estruturação da infraestrutura técnica e normativa necessária para implantação do processo eletrônico, incluindo a parametrização dos módulos no SUAP, a validação dos critérios de pontuação em conformidade com a legislação federal e a definição de um fluxo totalmente digital para análise das solicitações. O trabalho permitiu que a plataforma fosse disponibilizada para o início das submissões e envio dos memoriais a partir desta segunda-feira, 3 de agosto. O que é o RSC? O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é um mecanismo de valorização dos servidores técnico-administrativos em educação que reconhece a experiência profissional, os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira e as competências desenvolvidas no exercício das atividades institucionais. Na prática, o RSC possibilita que esses saberes sejam reconhecidos para fins de percepção de adicional financeiro equivalente ao Incentivo à Qualificação (IQ), mesmo quando o servidor não possui formalmente a titulação correspondente. Base legal O direito ao Reconhecimento de Saberes e Competências foi instituído pela Lei nº 15.367/2026, que alterou a estrutura da carreira dos técnico-administrativos em educação. Posteriormente, o Decreto nº 13.048/2026 estabeleceu os critérios gerais de avaliação, pontuação e procedimentos para implementação do RSC nas instituições federais de ensino. Além de reconhecer a trajetória profissional dos servidores, o RSC incentiva a participação em atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, fortalecendo o desenvolvimento institucional e valorizando a experiência construída no cotidiano da Universidade.

Novo sistema do RSC entra em funcionamento na UFT com processo 100% digital

03/08/2026
As cerimônias de colação de grau 2026/2 marcam a conclusão dessa etapa da formação universitária de estudantes de diferentes áreas do conhecimento ( Foto: Daniel Santos )

Colações de grau 2026/2 têm datas definidas nos câmpus da Universidade

03/08/2026

O governo federal detalhou hoje quais ministérios serão afetados pelo congelamento do orçamento.

Currículo do Ensino Médio

A lei estabelece que o currículo para os alunos do ensino médio será composto por itens de formação geral básica e itinerários considerando os seguintes elementos:

  • Promoção de metodologias investigativas no processo de ensino e aprendizagem;
  • Conexão dos processos de ensino e aprendizagem com a vida comunitária e social em cada território;
  • Reconhecimento do trabalho e de seu caráter formativo; e
  • Articulação entre os diferentes saberes com base nas áreas do conhecimento e, quando for o caso, no currículo da formação técnica e profissional.

O ensino será ofertado de forma presencial, admitido, excepcionalmente, ensino mediado por tecnologia, na forma do regulamento elaborado com a participação dos sistemas estaduais e distrital de ensino.

Experiências extraescolares

Para o cumprimento das exigências curriculares do ensino médio em regime de tempo integral, as instituições de ensino podem reconhecer aprendizagens, competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes em experiências extraescolares, mediante formas de comprovação definidas pelos sistemas de ensino que considerem:

  • A experiência de estágio, programas de aprendizagem profissional, trabalho remunerado ou trabalho voluntário supervisionado, desde que explicitada a relação com o currículo do ensino médio;
  • A conclusão de cursos de qualificação profissional, desde que comprovada por certificação emitida segundo a legislação; e
  • A participação comprovada em projetos de extensão universitária ou de iniciação científica, ou em atividades de direção em grêmios estudantis.

Formação técnica

Nesta modalidade de ensino, a carga horária mínima da formação geral básica será de 2.100 horas, com a possibilidade de que 300 horas sejam destinadas ao aprofundamento de estudos de conteúdos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) diretamente relacionados à formação técnica profissional oferecida.

Áreas do Conhecimento

A BNCC do ensino médio deverá trazer objetivos nas seguintes áreas do conhecimento:

  • Linguagens e suas tecnologias, integrada pela língua portuguesa e suas literaturas, língua inglesa, artes e educação física;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias, integrada por biologia, física e química;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas, integrada por filosofia, geografia, história e sociologia.

Os currículos do ensino médio poderão ofertar outras línguas estrangeiras, preferencialmente o espanhol, segundo a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.

Aprofundamento técnico

Os sistemas de ensino devem oferecem o aprofundamento em todas as áreas do conhecimento, organizadas em, no mínimo dois itinerários formativos com ênfases distintas, excetuadas as que oferecerem a formação técnica e profissional.

Tags: educação
Anterior

Brasil goleia Angola e se classifica para quartas de final do handebol feminino

Próximo

Lulu Santos é internado com sintomas de dengue e cancela show

Próximo
Lulu Santos realizou uma bateria de exames e segue aguardando os resultados Instagram/Lulu Santos

Lulu Santos é internado com sintomas de dengue e cancela show

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Onda de calor ameaça lavouras de milho, arroz e algodão na China, diz agência

03/08/2026
Entretenimento

Edson Gomes está “estável” após internação na Bahia, diz equipe

03/08/2026
Entretenimento

Caso Mércia Nakashima vai virar enredo de livro. Relembre o crime

03/08/2026
Entretenimento

Quem é Nick Frazão, influencer presa acusada de roubo no Rio

03/08/2026
Entretenimento

Xuxa se revolta com falas sobre mulheres não poderem votar: “Absurdo”

03/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Economia

Japão e EUA compram ienes para conter queda da moeda japonesa

03/08/2026
Economia

Entenda o que são o IBS e a CBS, novas siglas que chegam às notas fiscais a partir desta segunda-feira

03/08/2026
Economia

Focus: mercado projeta Selic a 13,75% até fim de 2026 e inflação menor

03/08/2026
Agricultura e Pecuária

Soja e milho caem em Chicago pressionados pela queda do petróleo

03/08/2026
Agricultura e Pecuária

Em julho, preços do milho subiram no Brasil

03/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Japão e EUA compram ienes para conter queda da moeda japonesa
  • Entenda o que são o IBS e a CBS, novas siglas que chegam às notas fiscais a partir desta segunda-feira
  • Focus: mercado projeta Selic a 13,75% até fim de 2026 e inflação menor

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Thomas White/Reuters

Japão e EUA compram ienes para conter queda da moeda japonesa

03/08/2026
Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Entenda o que são o IBS e a CBS, novas siglas que chegam às notas fiscais a partir desta segunda-feira

03/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.