O Vasco venceu o CSA por 3 a 1 na noite desta quinta-feira (7), no jogo de volta da série eliminatória válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Rayan, Tchê Tchê e Philippe Coutinho marcaram os gols do Cruzmaltino em São Januário. Brayann descontou para os visitantes.
Com o triunfo, Fernando Diniz e companhia avançam às quartas de final do mata-mata nacional. As equipes haviam empatado sem mexer no placar no jogo de ida, ou seja, a vitória bastou para o clube carioca.
O resultado positivo, inclusive, foi o primeiro desde a parada para a Copa do Mundo de Clubes. Desde então, o Vasco tinha realizado sete jogos, com quatro empates e três derrotas.
Agora, o Vasco se junta a Athletico Paranaense, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians e Fluminense na próxima fase da Copa do Brasil. O sorteio das quartas será na terça-feira (12), às 11h30 (de Brasília), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O CSA volta a campo na segunda-feira (11), para enfrentar o Itabaiana, pela Série A. Um dia antes, na Série A, o Vasco recebe o Atlético-MG em São Januário, com objetivo de vencer e sair da zona de rebaixamento.
Como foi o jogo?
A equipe de Fernando Diniz amassou o CSA no primeiro tempo. O domínio do Vasco na primeira etapa foi muito grande, tanto que o CSA teve apenas uma oportunidade, no gol anulado de Guilherme Cachoeira.
Antes disso, o Vasco já tinha inaugurado o placar com Rayan e perdido chances claras de ampliar em finalizações de Nuno Moreira e Vegetti. O gol, sem dúvida, deixou o Gigante da Colina mais à vontade na partida.
Minutos depois da chance perdida, Coutinho aproveitou rebote do goleiro Gabriel Félix e fez 2 a 0. As chances se acumulavam, e Jair acertou a trave em finalização de fora da área.
No último lance da primeira etapa, Tchê Tchê aproveitou triangulação interessante com Nuno Moreira e Piton para decretar a excelente vantagem do Vasco. 3 a 0 e festa nas arquibancadas em São Januário.
Se o primeiro tempo foi tranquilo para o Vasco, o segundo começou com tensão. Logo após Nuno Moreira perdeu mais uma oportunidade clara, Brayann diminuiu para o CSA. O próprio português errou na marcação, e Lucas Freitas, o tempo de bola. O camisa 10 do clube alagoano subiu sozinho e venceu Léo Jardim.
O gol do CSA deixou a partida franca em São Januário. Enquanto o Vasco tinha chances no contra-ataque, os visitantes traziam um ar de nervosismo à torcida do Vasco com finalizações perigosas.
Tiago Marques assustou Léo Jardim, enquanto Brayann quase marcou seu segundo na partida com chute que passou tirando tinta da trave. Pelo lado do Vasco, Garré deu trabalho a Gabriel Félix.
Na reta final da partida, o CSA não teve forças para buscar a reação, e o Vasco soube administrar a vantagem retendo a posse de bola. Fernando Diniz respira aliviado após momento de pressão. O objetivo, agora, é tirar o clube da zona de rebaixamento do Brasileirão.